Caminhando com a Palavra: os escritos apocalípticos

Queridos irmãos e irmãs, a Escola Bíblica Paroquial trabalhará no decorrer deste ano os escritos apocalípticos. É importante partirmos de uma explanação acerca do que é este movimento literário nos escritos bíblicos.

A apocalíptica é um vocábulo criado pelos exegetas no século XIX para classificar alguns escritos que nasceram entre os séculos II antes de Cristo e o Século I depois de Cristo. A própria palavra desvela um pouco o sentido que tem esse movimento: vem do grego e significa revelação, revelação de coisas ocultas, conhecidas apenas pelo autor do texto, especialmente de coisas referentes ao futuro. Sob este ponto de vista é bastante difícil distinguir o gênero literário apocalíptico do profético.

Poderíamos quase dizer que o gênero literário apocalíptico é um prolongamento do modo de falar profético. Autores famosos ligam a apocalíptica ao profetismo, sustentam que com a “morte” do profetismo fica a herança de uma visão dualista da história, a esperança num futuro melhor em relação ao passado negativo. Nesse sentido a apocalíptica pode ser descrita como uma linguagem profética acentuada. Contudo, os profetas clássicos recebiam as revelações de Deus e transmitiam, oralmente, ao povo. Invés o método apocalíptico implicava no fato que as revelações eram transmitidas em forma de visões e depois transmitia em livros.

Além disso, tais visões não têm valor por si mesma, mas a mensagem está no simbolismo presente nelas. De fato, na linguagem apocalíptica quase tudo tem valor simbólico. O autor apocalíptico recebe a mensagem divina e as traduz em símbolos, usando números, cores, partes do corpo e até personagens particulares. É por isso que quando lemos textos apocalípticos é imprescindível a tarefa de retraduzir em mensagens os símbolos usados. Somente procedendo desta forma não falsificamos aquilo que quis transmitir o autor. É imprescindível também eliminar da nossa mente a concepção segundo a qual a apocalíptica é algo de obscuro, catastrófico, invertendo a visão ao considerá-la como cheia de perspectiva de esperança e consolação que vem da certeza da vitória do bem sobre o mal.

Alguns textos que fazem parte deste estilo literário:

1. Apocalíptica do Antigo Testamento: Joel 1,15; 2,1.11; 3,1.4; 4,2; Isaías 34 – 35; Isaías 24,27; Zacarias 9 – 14; Daniel;

2. Apocalíptica do Novo Testamento: 1Tessalonicenses 4,15-17; 2 Tessalonicenses 2,1-12; Marcos 13; Mateus 24 – 25; Lucas 21; Apocalipse de João e outros textos;

3. Apocalíptica judaica: 1 Enoch (Livro dos Vigiantes, Epístola de Enoch, Livro das Parábolas), 2 Enoch, Livro dos Jubileus, Testamento dos 12 Patriarcas, Apocalipse de Baruc, IV Esdras.

No decorrer deste ano vos convido a mergulharmos nestes textos que enchem de esperança a vida de nossas comunidades nos dando a certeza da vitória do Bem e do Amor.

Colaboração: Marcos Cunico

Reveja outros artigos do Caminhando com a Palavra:

Ano Mariano

A vocação de Paulo

A missão da Igreja

Os Atos dos Apóstolos

Leia outros artigos publicado no site:

As santas da Igreja e a presença de Nossa Senhora

O maior modelo mundial de mulher realmente poderosa: Maria

Histórias que ensinam: obedecer a voz de Deus