Catequese promove 1º Semana de Formação Catequética na paróquia

10A Catequese Paroquial promoveu de 20 a 24 de março, a 1º Semana de Formação Catequética, com o objetivo de formar, atualizar, preparar e animar os educadores da fé para o grande desafio que é o novo processo de Iniciação à Vida Cristã.

Com total incentivo do pároco, padre Alcides do Amaral e de toda a equipe de coordenação da Catequese, o encontro contou com a presença de nomes de peso da arquidiocese, que dividiram sua grande e vasta experiência na formação cristã. Além da presença da coordenadora geral da catequese, Irmã Marlene Bertoldi, também estiveram presentes como assessores, o professor Celso Loraschi, Irmã Teresa Nascimento, Padre Alcides e Ariel Philippi Machado, garantido assim o total sucesso do evento.

A Iniciação à Vida Cristã é um processo de inspiração catecumenal que se deu a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962 – 1965), fazendo com que a Igreja retomasse a metodologia utilizada pelas primeiras comunidades cristãs, onde as pessoas eram levadas a um encontro vivo, pessoal e itinerante com Cristo e não apenas a receberem unicamente os sacramentos, como acontece no método tradicional.

“Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio.” (Fides et Ratio, pág. 5)

Durante os 5 dias da semana de formação foram abordados temas importantes como Espaço Catequético, Querigma, a Inspiração Catecumenal na educação da Fé, Leitura Orante e Ano Litúrgico. Houve uma grande participação das catequistas da paróquia, desde as mais experientes até às iniciantes, além da presença de membros de diversas pastorais da paróquia, visto que a Iniciação à Vida Cristã é um processo que deve ser acolhido por toda a Igreja, é um novo jeito de viver e conhecer Cristo.

A atual e desafiadora forma de apresentar Cristo tem como centro o Querigma, que é o anúncio de Jesus Cristo através da sua Morte e Ressurreição. O iniciante é levado primeiramente a encantar-se por Cristo e assim adentrar na “Igreja Casa da Iniciação à Vida Cristã”. Para isto, toda a metodologia foi reestruturada, a iniciar pelo próprio espaço catequético cujo centro é a celebração da Palavra de Deus em torno de uma mesa, como modelo de família cristã. A Palavra de Deus é celebrada na liturgia, que caminha agora junto à catequese, pois são duas faces do mesmo mistério, direcionadas pela doutrina da fá católica, a fé que se crê, que se vive e que se reza.

Nesta formação, os participantes foram entusiasmados a levar Cristo, fruto primeiramente de uma experiência íntima, pessoal e transformadora. Os elementos que costuram este novo método se baseiam na alegria, na contemplação do mistério, na convivência e respeito às diferenças, na conversão e crescimento, cujo centro é sempre a pessoa de Jesus Cristo, apresentado através da Palavra de Deus.

“É importante relembrar que a maior obra de caridade é exatamente a evangelização, isto é, o ‘serviço da Palavra’. Nenhuma ação é mais benéfica e, portanto, caridosa em relação ao próximo do que partir o pão da Palavra de Deus, fazer com que participe da Boa Nova do Evangelho, introduzi-lo na relação com Deus: a evangelização é a mais alta e integral promoção da pessoa humana” Bento XVI

Colaboração: Wanessa Sales