CONGRESSO CONTINENTAL DA MISERICÓRDIA NAS AMÉRICAS

accom-folder-a3-port-212x300O Congresso Continental da Misericórdia nasce a partir dos Congressos Mundiais da Misericórdia, o WACOM, apresentado pelo Vaticano em 2-6 de abril de 2008 em Roma, Itália. A primeira vez que o WACOM foi realizado coincidiu com o terceiro aniversário de morte de São João Paulo II e teve sua edição mais recente no ano de 2014, na cidade de Bogotá.

Desde o início, os Congressos da Misericórdia têm sido continuamente mantidos em toda a Igreja universal e sustentados regularmente, de modo que cada Congresso Mundial é seguido por um Congresso Continental e por um Congresso Nacional e, então, de volta a outro Congresso Mundial.

O projeto foi apresentado pelo Cardeal Schönborn a Sua Santidade, o Papa Bento XVI em fevereiro de 2006 e recebeu seu encorajamento e bênção e em dezembro de 2006, p. Patrice Chocholski, Secretário Geral do Congresso, se reuniu com o Cardeal Stanislaws Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, ex-secretário particular do Papa João Paulo II, que acolhe com entusiasmo o projeto e declara seu “total empenho” e “total apoio” ao Congresso.

O ACCOM – Congresso Continental da Misericórdia nas Américas – é o primeiro que acontecerá no Continente Americano e será realizado no Brasil em 2017, na cidade de Aparecida – SP, como um dos eventos que marcam os 300 anos do encontro da venerada imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O ACCOM 2017, que tem como anfitrião D. Raymundo Damascenos Assis, Arcebispo de Aparecida, e como animador D. Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, marca também os 10 anos do encontro dos Bispos do CELAM na cidade sede.

O I ACCOM acontecerá entre os dias 22 e 25 de junho com o lema “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem” (Lc 1, 5) e tem por objetivo refletir o “Misericordiae Vultus”, o rosto Misericordioso de Deus, como um estilo de ser Igreja para favorecer o caminho da Nova Evangelização no Continente Americano e no mundo.

INSCRIÇÕES NO SITE:

www.accom2017.org/br