Equipe da Paróquia participa da Escola de Liturgia da Arquidiocese

No sábado, dia 23/04, ocorreu no salão da Paróquia Sagrados Corações, em Barreiros, a 2ª etapa da Escola Arquidiocesana de Liturgia. A formação foi dada pelo Pe. Luciano dos Santos, da Diocese de Joinville e secretário executivo da Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abordou o tema “O que Celebramos? E quem celebra?”.

Participaram aproximadamente 170 lideranças, entre agentes da pastoral litúrgica, religiosas, seminaristas e diáconos, da região sul da Arquidiocese, das diversas paróquias. Nossa paróquia esteve representada pela equipe de coordenação da Liturgia, Val e Gisele Hames, e pela Sra. Juventina, representando a Ação Social Paroquial.

Neste segundo encontro, Pe. Luciano chamou a atenção dos participantes para a necessidade de aprofundamento no tema liturgia, que é tão importante, visto que a maioria das pessoas celebra a Santa Missa de modo automático, não sabendo de fato o significado de cada rito. Ele ressaltou que a liturgia não é recordação, é celebração, presença real, misteriosa, mas real de Jesus, e não existe nada mais importante que a Celebração Litúrgica.

Segundo ele, celebramos o Mistério Pascal em todas as missas. Não recordamos ou encenamos e, sim, vivemos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo – o ato salvífico de nossa redenção. Celebramos, também, o anúncio e sua realização por obra do Espírito Santo, quando nos reunimos, anunciamos ao mundo esse mistério da morte e proclamamos a ressurreição de Jesus, celebramos o Cristo sempre presente.

Pe. Luciano prosseguiu com a formação, abordando a parte de “Quem celebra?”, afirmando que é toda a comunidade, todo o povo de Deus, o Corpo místico de Jesus, e que pela força do Batismo temos o direito e o dever de participarmos ativamente da liturgia.

Por fim, ele destacou que a Sagrada Liturgia não esgota toda a atividade da igreja, pois somos sempre chamados à fé e à conversão. A celebração litúrgica coroa e comporta um compromisso com a realidade humana, com o desenvolvimento e a promoção, precisamente porque toda a criação está inserida no desígnio salvador que abrange a totalidade do ser humano. A liturgia é ápice e fonte de nossa vida.

O terceiro encontro será no dia 21 de maio, no mesmo local e horário, com o tema “A Celebração Eucarística – a estrutura da missa, os ritos iniciais e a liturgia da Palavra”. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00.

A escola é aberta a todas as pessoas que desejam entender melhor esse tema tão importante.

Colaboração: Gisele Hames

Informações: Site da Arquidiocese de Florianópolis