GBF Realiza Encontro de Mistagogia para Catequizandos e suas Famílias

mistagogia Campinas 7

Aconteceu nos dias 26 e 29 de setembro e, no dia 03 de outubro de 2018, na Paróquia Santo Antônio, nas comunidades de Campinas e do Kobrasol, três encontros de mistagogia com as crianças que já realizaram a primeira comunhão e suas famílias. Esses encontros foram conduzidos pela coordenação e por animadores dos GBF’s.

Os encontros iniciaram sempre com uma acolhida a todos os presentes feita pelos (as) catequistas e uma oração.

Na sequência um animador de GFB apresentou para as crianças e as suas famílias o conceito de GBF. Reforçando que os Grupos Bíblicos em Família são grupos que se encontram em família, normalmente 3 a 4 famílias, para rezarem e fazerem reflexões com base na Palavra de Deus. São conhecidos como Igreja nas casas.  Comprometem-se com ações nas diversas dimensões das realidades temporais, visando auxiliar/transformar a pessoa, a comunidade e a sociedade.

Também foram apresentados os objetivos da participação em um GBF, sendo que socialmente promovem o fortalecimento de vínculos de amizade e solidariedade com as famílias, vizinhos, comunidade e a prática da caridade, espiritualmente, ajuda a pessoa a ter uma maior intimidade com a Palavra, o amadurecimento da fé, a ação evangelizadora na sociedade, a missionariedade da Igreja, desperta vocações e lideranças a serviço do Reino.

A seguir foram apresentados os símbolos dos GBF’s: a Bíblia, a casinha, a Sagrada Família, a cruz, a vela e o rosário. Além dos símbolos foi explicada a dinâmica dos encontros, que são semanais, na casa dos participantes e ainda ocorre uma missa nos lares uma vez por mês, celebrada pelo pároco Pe. Alcides Albony Amaral.

Dando continuidade foi realizado com as crianças e suas famílias o 8º encontro do livreto do Tempo Comum do GBF da Arquidiocese de Florianópolis, sendo que o tema deste encontro é: “A Missão do Leigo e da Leiga na Família”. Foram entregues cópias deste material a todos, que puderam acompanhar, bem como participar ativamente do encontro. Neste encontro, a luz da Palavra de Deus, houve três momentos para reflexões sobre o papel dos pais cristãos hoje na família e na sociedade. “Como leigos e leigas na família, pai e mãe têm a missão de zelar, cuidar e proteger seus filhos. E devem ser os primeiros a dar testemunho cristão, pois muitas forças contrárias querem destruir a família. A missão do pai e da mãe de família, como leigo e leiga engajado e comprometido com o Evangelho, é preocupar-se com as amizades, aparência e atitudes de seus filhos, é inteirar-se das novidades tecnológicas, integrando-se nos seus mundos.” (Livreto do Tempo Comum: Vós sois Sal da Terra e Luz do Mundo, 2018).

Nestes encontros foram sugeridos alguns compromissos pessoais e/ou familiares, como: criar o hábito da oração pessoal e/ou familiar; ter abertura para falar todos os assuntos com os filhos e estimular pelo exemplo prático a participação nas missas e engajamentos nas pastorais da comunidade.

Antes da benção final ocorreram depoimentos dos coordenadores e animadores, sobre a vivencia nos grupos, bem como o convite a todos para constituírem um GBF, mostrando-se disponíveis para auxiliá-los.

O encontro finalizou com a música “Oração pela Família”, do Pe. Zezinho e, neste momento os pais abraçados aos seus filhos puderam abençoá-los, bem como os filhos abençoarem seus pais.

Louvado seja Deus por esses encontros, momento especial em que celebramos o Ano Nacional do Laicato, onde todos os leigos são chamados a serem “Sal da Terra e Luz do Mundo.” (Mt 5 13,14).

Colaboração de conteúdo: Antônio e Eliete Mafra, Fátima Broering, Franciany Madeira, Maria Cristina Hamilka, Marta de Moraes Horn e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.