Lideranças da paróquia participam do II Mutirão Arquidiocesano de Formação

mut_16_1o-14Aconteceu neste final de semana (25 e 26/06/16) no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos, o II Mutirão Arquidiocesano de Formação de Lideranças.

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia deu base para os trabalhos do primeiro dia. No sábado, o evento começou com a acolhida do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, seguida da oração da manhã, conduzida pela equipe da Iniciação à Vida Cristã.

A assessoria do Dr. Pe. Wladimir Porreca – Diocese de São João da Boa Vista (SP) – teve início, ainda pela manhã, apresentando os tipos de documentos da Igreja e fazendo uma retrospectiva de publicações eclesiais, desde Pio XI até o Papa Francisco, a respeito da família.

“A Santíssima Trindade é o modelo ideal da comunhão em família, àquela que soube viver melhor esse modelo foi a Sagrada Família”, destacou o padre enquanto introduzia à Amoris Laetitia.

Já na parte da tarde, os participantes se agruparam por forania para discutir temas relacionados à família, a partir das reflexões da manhã. Após as discussões, cada grupo apresentou seus apontamentos na plenária.

No domingo pela manhã foi celebrado o Ofício Divino das Comunidades, seguindo os trabalhos de formação com o Frei Joaquim Fonseca de Souza, professor de Liturgia e Arte Cristã na Faculdade Jesuíta (FAJE) e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte (MG), apresentando a Música Litúrgica no Brasil 50 anos após o Concílio Vaticano II. Às 14 horas, Dom Wilson presidiu a Santa Missa na presença de vários padres e diáconos. Após a celebração, Frei Joaquim Fonseca deu continuidade aos trabalhos de formação sobre o tema Liturgia.

Haviam presentes aproximadamente 500 participantes, sendo que nossa paróquia esteve representada por Ione Santos, Val Martins e Gisele Hames (Liturgia), Gustavo Hames (Ministros da Comunhão), Liliane Vieira (Grupo Arautos do Céu), Fátima Broering (Movimento de Irmãos), Rita Dornelles (Pastoral Familiar), Vanessa Santos e Leidiana Pires (Catequese), Vera Silva (CPC Kobrasol), Lourdes e Ademar Weiduschath (Apostolado da Oração) e Robson Silva (CPP).

Colaboração: Robson Silva

Fotos: Robson Silva e Arquidiocese de Florianópolis