Lideranças participam de reunião do CPP

IMG_1641

No dia 23 de abril, as lideranças da paróquia participaram da reunião do Conselho Pastoral Paroquial – CPP, onde receberam formação e trataram de assuntos de grande relevância para a paróquia. A reunião foi conduzida pelo coordenador do CPP Robson da Silva.

Num primeiro momentos, após a oração inicial de 10 Ave-Marias em prol das vocações, Padre Alcides Albony Amaral fez uma importante formação sobre o documento 105 da CNBB, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. Na formação foi explicado com exemplos concretos, por meio de uma síntese todos os subtítulos do capítulo I. Dentro deste mesmo assunto, a comunidade do kobrasol apresentou um documento redigido pelas lideranças na reunião do CPC daquela comunidade, falando sobre o que é ser “Sal da Terra e Luz do Mundo” na sociedade.

Dando continuidade à reunião, o casal Anna Karina Padilha da Silva e Osvaldo Padilha da Silva, coordenadores da Pastoral Familiar da Paróquia, falaram sobre o novo formato do Curso de preparação para o matrimônio e de preparação para o Batismo que está sendo implantado na Paróquia, seguindo as determinações da Arquidiocese. Esse novo modelo promove uma maior interação entre os participantes e os catequistas, promovendo a partilha e a troca de experiências. A maior mudança aconteceu no curso de preparação para o matrimônio, que vai trabalhar com uma dinâmica de 10 encontros, promovendo um acompanhamento mais individualizado do casal. Anna Karina fez um convite a todas as lideranças para que possam iniciar como catequistas nesses encontros colaborando com a evangelização.

Outro momento importante foi a fala da coordenadora da catequese Gisele Souza, que explicou como será a Mistagogia, que é o 4º tempo da Catequese neste novo modelo de Iniciação à Vida Cristã que está sendo implantado na Paróquia desde 2016. “Na mistagogia o catequizando vai Mergulhar na Igreja, serão momentos ricos, envolvendo várias pastorais”, disse a coordenadora. O primeiro encontro, que acontecerá em maio, será de responsabilidade do CPP e CPC da Paróquia. Também ficou marcada uma reunião para o dia 04 de maio com as pastorais envolvidas.

O coordenador Robson da Silva e o Diácono Neri Cândido da Silva, falaram sobre um questionário proposto pela Arquidiocese, que visa conhecer a realidade do grupos bíblicos em família, os GBF. A pesquisa será feita com todas as pastorais e o diácono Neri, pediu para todos sejam sinceros em suas respostas, para que o resultado seja realista.

Dando continuidade, Dona Candida Hames, coordenadora da Ação Social Paroquial, agradeceu a todos pela participação no Bazar, que segundo ela foi novamente um sucesso e que o valor arrecadado será muito útil para as obras da Ação Social. Comunicou que a ministra do kobrasol Juliana Fermino, que é psicóloga está fazendo um trabalho voluntário na Ação social promovendo atendimento às famílias.

A Sra. Vera Fucks, coordenadora do CPC do kobrasol falou sobre a Pastoral da Criança da Paróquia, a qual já está trabalhando e bem estruturada em uma casa na comunidade Chico Mendes e também aproveitou para convidar a todos para participarem da festa de Santa Rita de Cássia nos dias 19 e 20 de maio no Kobrasol.

A ministra Joséte da Silva Pereira também divulgou o jantar em homenagem às mães, promovido pelo movimento de Irmãos da Paróquia. Este acontece dia 05 de maio, às 19h30, com um delicioso carreteiro ao preço de R$35,00 por pessoas e dará direito a uma cartela de bingo.

Antes de encerrar, o coordenador Robson lembrou algumas datas da agenda da Arquidiocese e convidou a todos para participarem do VI Festival das Famílias, que acontecerá dia 06 de maio, no CATI, Beira Mar de São José.

Por fim, os aniversariantes foram parabenizados e após a oração final, a reunião foi encerrada.

Colaboração de conteúdo: Alessandra Crozeta/Paulo Elias de Souza.