Mês de Junho dinâmico para a Catequese paroquial

O 3º encontro de formação para os pais, com o tema “Família que educa na fé”, dias 01 e 03, deu início às atividades da Catequese no mês de junho. O evento teve como objetivo levar os pais a um conhecimento maior sobre a Bíblia, mostrar que a Palavra de Deus é a lâmpada que ilumina a caminhada do seu povo e que a transmissão da fé se faz de geração em geração, a partir da narração das atitudes e manifestações de Deus na história de cada um.

Para bem ilustrar que a Palavra de Deus deve ser lançada como semente na vida dos filhos, fez-se uma reflexão profunda sobre a Parábola do Semeador, extraída do Evangelho segundo São Marcos, onde Jesus nos apresenta a necessidade de preparar a terra dos corações dos filhos, para que a semente germine e dê muitos frutos.

Da mesma forma, ao final do mesmo mês, dias 20, 22 e 24, aconteceu o 4º encontro de formação dos pais, com o tema: “Família que batiza na fé”. Este apresentou como reflexão o encontro de Jesus e a Samaritana, do Evangelho segundo São João, que enfatiza a necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo, aquele que é a Água Viva, que sacia toda a sede do coração humano. Esse encontro pessoal com Jesus Cristo deve fazer em nós uma experiência de conversão, “um acontecimento que dará à vida um novo horizonte, um rumo decisivo” (Papa Bento XVI, Deus Caritas Est, 1).

As famílias que já iniciaram a catequese em 2016, também aprofundaram seu compromisso cristão, avançando os degraus da fé, com mais 2 importantes Ritos da Iniciação da Vida Cristã – IVC. As crianças e jovens receberam no dia 11 de junho o Rito da Profissão de Fé, que tem a oração do Credo como símbolo apostólico, que é a fé professada, como uma autêntica resposta do ser ao seu Criador, assim assumem sua adesão ao Reino, diante de toda a comunidade.

Nos dias 24, em Campinas e 25, no Kobrasol, estas mesmas crianças e jovens receberam o Rito do Mandamento do Amor, que contém os 10 mandamentos da Lei de Deus dados à Moisés, com ênfase no mandamento do Amor dado por Jesus Cristo: “Ame ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento e ame ao próximo como a ti mesmo.” (Mt 22,37-39)

Nestas mesmas Missas realizadas no final de semana onde a Igreja celebra a solenidade da natividade de São João Batista, num momento muito lindo e profundo, algumas crianças da Catequese de Campinas e Kobrasol, receberam o sacramento do Batismo e passaram a tornar-se parte da grande família de Deus.

(Colaboração de conteúdo: Wanessa Sales e Giselle Pereira de Souza)