Ministros da Comunhão se reúnem em retiro arquidiocesano

Participação-dos-Ministros-na-Procissão-com-São-José-e-Santa-Paulina

Na manhã do dia primeiro de maio, no Santuário de Santa Paulina, ocorreu o Encontro Arquidiocesano dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.

O encontro iniciou com uma oração pelas vocações, organizada pela Forania de Itajaí, com a participação de alguns diáconos presentes. Logo após, Pe. Vânio ministrou uma reflexão acerca do Ano Nacional do Laicato, cujo lema é “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14), abordando as características dos símbolos “luz” e “sal” e explicando o chamado de todo cristão a ser luz e sal – não apenas na Igreja, mas principalmente na sociedade.

A luz que afasta as trevas e o mal. O sal que é sinal de aliança, de fidelidade e da luta contra tudo aquilo que não provém de Deus.

Pe. Vânio ressaltou que a missão de todos os cristãos leigos (e, de modo particular, dos ministros) é ser sinal de Deus no mundo, isto é, ser partícipe na construção do Reino de Deus. A adoração ao Santíssimo Sacramento foi conduzida pelo coordenador dos Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística, Pe. Diego – um profundo momento de oração, prece e agradecimento, pela Igreja, pelo clero, pelos ministros, por todos os cristãos e por todo o povo de Deus.

O encontro foi concluído com a celebração eucarística, presidida por Dom Wilson, arcebispo metropolitano, que agradeceu o trabalho desenvolvido nas comunidades por todos os ministros. Ressaltou que a primeira missão do ministro é ter uma vida de testemunho eucarístico. E refletiu, ainda, na festa litúrgica de São José Operário, que o trabalho do ministro é o mesmo de São José, isto é, cuidar de Jesus, na comunidade e, principalmente, na eucaristia.

A celebração encerrou-se com uma procissão, com a réplica do quadro de São José Operário de Santa Paulina, em direção à casa onde ela cuidou da cancerosa.

Após a benção final, os ministros puderam conhecer os lugares que fizeram parte da vida de Santa Paulina.

Colaboração de conteúdo: Rafael Tadeu Vieira/Paulo Elias de Souza/Assessoria de Comunicação Santuário Santa Paulina.