Padres da Arquidiocese participam de curso de formação permanente

Padre Alcides Albony Amaral, Pároco da Paróquia Santo Antônio, esteve presente na formação.

Num clima de muita harmonia, alegria e fraternidade, 37 presbíteros da Arquidiocese de Florianópolis participaram, nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos, de mais um encontro de formação permanente. A formação é um fato que se impõe por si mesma. Também o padre sempre tem algo novo a aprender ou rever em sua vida.

O Padre dr. Rafael Alex Lima da Silva, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em São José, e professor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), com competência e serenidade, assessorou o encontro que teve como tema: “Preparação, prática e presidência dos sacramentos na vida pessoal do presbítero”, à luz das novas Orientações Canônico-pastorais para os Sacramentos, recentemente aprovadas.

“Muitas ideias novas foram apresentadas sobre a importância da Liturgia na vida do padre, articulada com a vida da comunidade, na Assembleia que celebra, vive a sua fé e acolhe a Palavra de Deus. Foram apresentadas situações vividas que vão exigir um pouco mais do padre, na presidência das celebrações, especialmente da Eucaristia e que poderão dar nova visibilidade nessa caminhada de oração e de ação pastoral. Estou gostando muito do encontro, pois já faz 25 anos que concluí o Curso de Teologia e muita coisa já esqueci. O curso é um novo aprendizado e nos atualiza”, afirmou Pe. Antônio.

Que o encontro atinja mesmo que indiretamente, todos os presbíteros da Arquidiocese de Florianópolis, ajudando-os a terem uma postura que responda com qualidade a sua missão de presidentes das celebrações nas igrejas da Arquidiocese de Florianópolis.

Por Pe. Francisco Wloch
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja