Paróquia celebra com devoção o Tríduo Pascal

IMG_9222

A Paróquia Santo Antônio, em suas duas comunidades, Campinas e Kobrasol, celebraram intensamente o Tríduo Pascal, que aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de março, em preparação para a Páscoa do Senhor.

A celebração de Quinta-feira-Santa, que tem uma liturgia festiva, celebra três importantes acontecimentos: a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio e o Lava Pés, ato feito por Jesus durante a última ceia. Suas leituras lembram a primeira Páscoa judaica e a última ceia: momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos e entregou seu Corpo e Sangue.

Durante a leitura do evangelho, aconteceu a encenação do Lava Pés, onde o celebrante lavou os pés de 12 apóstolos, (participantes das pastorais, grupos e movimentos da paróquia), em lembrança ao ato de entrega e humildade de Jesus. Além deste momento, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão renovaram seus votos e compromissos.

Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento foi transportado em procissão para a capela, onde a comunidade se manteve em vigília até a meia-noite.

CONFIRA AQUI TODAS AS IMAGENS

Fotos: Alessandra Crozeta/Laércio Esteves Cordeiro.

Sexta-feira Santa

Na manhã da sexta-feira, 30 de março, o Grupo de Oração Jovem Sopro de Vida, de Campinas, realizou pelas ruas do bairro a Via Sacra. Um exercício que consiste no fato de os fiéis fazerem lembrança a caminhada de Jesus ao carregar a cruz, desde o pretório de Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão de Cristo.

Fotos: Paulo Elias de Souza

Já a tarde a celebração que tem tom fúnebre, iniciou em silêncio com os sacerdotes deitando perante o altar em sinal de respeito. Os fiéis presentes puderam ouvir o evangelho que narra todo o sofrimento de Jesus antes de sua crucificação, assim como ter um momento de intimidade com Cristo crucificado.

Ao final da celebração, aconteceu a procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores onde fiéis saíram da matriz de Campinas e da Praça em frente a Casas da Água com encontro na Igreja São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, no Kobrasol. No momento os fiéis com velas acesas em mãos, cantavam e rezavam com muita fé, ansiosos pela ressurreição de Jesus.

Pe. Vilson Groh conduziu a homilia, após a procissão, e falou sobre não termos medo de sairmos em missão, ajudando as pessoas carentes. Para finalizar fez uma pergunta para um menino, sobre o que ele gostaria que
acontecesse na Páscoa e a resposta foi: “Que nenhuma criança no mundo passe fome.”

CONFIRA AQUI TODAS AS IMAGENS

Fotos: Susana Volpi/Paulo Eliasde Souza/Laércio Esteves Cordeiro.

Sábado de Aleluia

A Celebração do Sábado de Aleluia, terceiro e último dia do Tríduo Pascal, aconteceu no dia 31 de março, com grande número de fiéis nas duas comunidades, Campinas e Kobrasol. A missa teve início do lado de fora da Igreja com a benção do Fogo Novo e a preparação do Círio Pascal que logo em seguida foi aceso e se tornou a Luz de Cristo que nos ilumina para vida eterna. Os fiéis iluminados e com as velas acesas em mãos adentraram à Igreja para finalizar a celebração e assim todos com o semblante de dever cumprido receberam a benção final do sacerdote e um desejo de Feliz Páscoa.

CONFIRA AQUI TODAS AS IMAGENS

Fotos: Paulo Elias de Souza/Laércio Esteves Cordeiro.

Colaboração de conteúdo: Alessandra Crozeta/Laércio Esteves Cordeiro/Paulo Elias de Souza/Susana Volpi.