Paróquia participa do Encontro de Canto Litúrgico Pastoral

9

No domingo, 29 de outubro de 2017, realizou-se no não Salão Paroquial da Paróquia Sagrados Corações, em Barreiros, o Encontro de Canto Litúrgico Pastoral da Arquidiocese de Florianópolis. Representantes de várias paróquias estavam presentes, dentre eles alguns membros de nossa paróquia, da comunidade de Campinas e do Kobrasol.

Além de cantos, refletimos que Páscoa e Natal se complementam.

No Natal celebramos o Mistério Pascal de Jesus que se manifesta na encarnação do Verbo: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo. 1,14). Deus nos ama tanto que « tornou breve a sua Palavra, Ele abreviou-a», o mesmo Filho é a Palavra, o Logos; a Palavra eterna fez-se pequena – tão pequena a ponto de caber numa manjedoura¹. O tema de toda a celebração é o Mistério Pascal de Cristo.

O ano Litúrgico inicia-se no Advento (do latim Adventus: “chegada”), é o tempo de preparação para celebrar a vinda do Messias.

Foi destacado que na celebração, os comentários devem ser breves, pois, juntamente com as antífonas tornam-se “lupas” para compreensão das Sagradas Escrituras. Também foi dito que é preciso ter consciência de que a liturgia e o canto litúrgico não são shows. Muitos cantam na Liturgia, mas não cantam a Liturgia.

Cantar a Liturgia é muito mais que entoar um canto, é abrir uma das portas de entrada para o Mistério Pascal. Assim, na liturgia, não existe o ‘eu’, ‘o meu grupo’ mas, existe o nós. Existe a comunidade reunida, pois, na celebração, a Igreja manifesta a certeza de que Cristo ressuscitado está presente e atua a salvação. Por Ele, todos temos acesso a Deus². Quando nos reunimos numa celebração Eucarística, estamos fazendo transfusão de amor.
Deixamos nossas misérias na misericórdia de Deus e Ele nos preenche com seu amor, sua paz e nos tornamos sacrários vivos: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós?” (1Cor 3, 16). Somente
quando estamos transfigurados em seu amor poderemos levar amor ao mundo.

Este curso não finalizou, concretizará na vida da comunidade em cada celebração da Eucaristia.

Por fim, agradecemos ao Padre Alcides o apoio e incentivo da música litúrgica na paróquia, a toda equipe do setor de música pela organização do evento nas pessoas de: Luiz Eduardo Silva, Arnaldo Temochko, Miguel Philippi, Pe. Murilo Guesser e Pe. Luiz Harding Chang.

Por Maria Jovelina Coelho Machado

Fotos: Valnélia Martins/Arquidiocese de Florianópolis

_________________________
¹Homilia do Papa Bento XVI Solenidade do Natal do Senhor, domingo 24 dezembro de 2006 Disponível em: http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20061224_christmas.html