Paróquia participa do I Encontro de Canto Litúrgico Pastoral de 2018

Suzana Volpi e Maria Jovelina representaram a Paróquia Santo antônio

No dia 03 de março, o Setor de Música e Canto Litúrgico promoveu o primeiro Encontro de Canto Litúrgico Pastoral deste ano. O encontro ocorreu em Governador Celso Ramos e reuniu aproximadamente 70 participantes de diversas foranias da Arquidiocese. A Paróquia Santo Antônio esteve representada por Susana Volpi e Maria Jovelina.

A assessoria foi realizada pelo pároco da Paróquia São Judas Tadeu, Pe. Murilo Guesser, e teve como tema central o Ciclo da Páscoa que contempla os tempos da Quaresma, Semana Santa, Tríduo Pascal e Páscoa. O dia se dividiu entre um estudo litúrgico de documentos e orientações da Igreja e ensaios de cantos. Na medida em que um tema era abordado, o ensaio seguinte trazia uma canção que pudesse ilustrar na prática o que havia sido estudado, ligando de maneira concreta e direta a teoria com a prática.

Os Encontros de Canto Litúrgico Pastoral promovidos pelo Setor de Música e Canto Litúrgico segue um ciclo temático desde o ano passado. O objetivo destes encontros é abordar, estudar e entender os principais temas que contemplam a música litúrgica, de maneira teórica e prática, a fim de que sejam formados agentes pastorais capazes de pensar e reproduzir as orientações litúrgico-musicais da Santa Igreja de maneira “ativa, consciente e frutuosa” (cf SC 11).

O primeiro encontro ocorreu em de abril do ano passado, que abordou o tema do “Ordinário da Missa“, depois aconteceu em outubro, com o tema “Ciclo do Natal – Advento e Natal”, e o deste mês sobre o “Ciclo da Páscoa“. Os próximos encontros terão os temas do “Tempo Comum e Solenidades e Santoral“. Em cada um destes encontros foram feitas apostilas que trazem partituras e letras de músicas, juntamente com um CD com a gravação de todas as músicas presentes na apostila, organizadas e produzidas pelo setor. Este material também serve como subsídio para os músicos e cantores escolherem os cantos de acordo com cada liturgia em suas comunidades. Caso haja interesse em adquirir alguma destas apostilas, entre em contato com o setor pelo e-mail: semuarfloripa@gmail.com

O próximo Encontro de Canto Litúrgico Pastoral será no dia 09 de junho e terá como o tema o “Tempo Comum“.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis

Informações textual: Luiz Eduardo Silva
Coordenador do Setor de Música e Canto Litúrgico – Arquidiocese de Florianópolis