Paróquia realiza Assembleia Pastoral

IMG_6910

Neste domingo, 26 de novembro, a Paróquia Santo Antônio realizou em Campinas a Assembleia Pastoral, que contou com a presença e atuação do Pároco Padre Alcides Albony Amaral, do vigário Padre Neri, os diáconos José Fernandes, Neri Cândido e Djalma Lemes, o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, coordenadores e vice-coordenadores das pastorais, grupos, movimentos e ministérios. Estavam presentes 96 lideranças de Campinas e do Kobrasol.

A assembleia teve início com a Santa Missa e logo após foi servido um café no salão paroquial. Após, 9h30, o encontro foi dirigido por Robson da Silva, Coordenador do CPP.

Na oração inicial feita pelo Padre Alcides, foi rezada uma dezena do terço pelas vocações. A seguir, o coordenador Robson conduziu um trabalho em grupo onde foi feita a avaliação das ações trabalhadas no ano de 2017, dentro das urgências elencadas na assembleia de 2016. Foram avaliados os aspectos positivos e negativos, bem como sugestões acerca da Iniciação à Vida Cristã, a Igreja em Saída e a Caridade.

Padre Alcides apresentou a avaliação dos projetos e ações realizados na Paróquia em 2017, convidou alguns coordenadores para darem o testemunho e fazerem um relato dos projetos apresentados. Entre eles, a Iniciação à vida Cristã, onde a catequista Wanessa Sales dos Santos, fez um breve relato sobre essa nova metodologia de catequese implantada na paróquia e os frutos que já estão sendo colhidos.

Sobre a Igreja em Saída, Gustavo Hames da Silva, coordenador do Grupo de Animação Missionária da paróquia, falou sobre a importância da criação do grupo, o qual foi criado durante o ano de 2017. Os missionários passaram por um período de formação, foram enviados e já estão atuando na comunidade.

Com relação à terceira urgência elencada, o Serviço à Vida Plena, a coordenadora da Ação Social Paroquial, Cândida Hames, falou sobre a importância e a destinação dos 10% do dízimo que a paróquia repassa mensalmente à Ação Social. Neste contexto de caridade, o Padre Alcides convidou a Sra. Vera Lúcia Fuck da Silva, coordenadora do CPC do Kobrasol, para fazer um relato sobre a Pastoral da Criança, recentemente criada na paróquia.

A seguir, padre Alcides fez uma breve formação sobre os documentos 105 e 107 da CNBB e informou que os mesmos serão estudados mais detalhadamente durante o ano, nas reuniões do CPP e CPC’s.

No período da tarde, o coordenador Robson apresentou o resultado da avaliação feita no período matutino. Em seguida, o Grupo de Animação e o Ministério de Música Anjos de Deus, compostos por coroinhas, apresentaram um teatro tendo como tema “Ano do Laicato”.

Na sequência, Padre Alcides fez uma formação sobre as 5 urgências da Ação Evangelizadora no Brasil, a luz do 13º Plano de Pastoral da Arquidiocese: a Igreja em Estado Permanente de Missão, a Iniciação à Vida Cristã, a Palavra de Deus, Comunidade de Comunidades e o Serviço à Vida Plena – Caridade. Apresentou com exemplos concretos, citando também a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, o Documento de Aparecida, entre outros. Falou que dentre estas urgências, devemos dar também o máximo de atenção à família.

Por fim, as lideranças reuniram-se com seus pares, para planejar ações para o ano de 2018.

No momento, também foram apresentadas algumas datas da paróquia para 2018, as novas coordenações, os aniversariantes do bimestre e a avaliação do dia.

O encontro contou com a animação do Ministério de Música Anjos de Deus, dos coroinhas.

Que os planejamentos e estudos feitos nessa Assembleia Pastoral frutifiquem e que possamos nos tornar, sempre mais, discípulos e missionários de Cristo.

Colaboração de conteúdo: Alessandra Crozeta/Paulo Elias de Souza.