Paróquia realiza II Semana de Formação Catequética

IMG_8217

A Catequese Paroquial realizou do dia 05 a 09 de março a II Edição da Semana de Formação Catequética, com temas relacionados à Iniciação à Vida Cristã, tendo como público alvo os antigos e novos catequistas, mas também foram convidados os membros de todas as pastorais, uma vez que a IVC necessita da participação e engajamento de todas as lideranças da Paróquia.

A aula inaugural foi ministrada pela Coordenadora Geral da Catequese da Arquidiocese, Irmã Marlene Bertoldi, e o assunto foi “As Etapas da IVC”, onde mais uma vez foram aprofundadas as etapas do Itnerário, tão bem elucidadas através da Casa da IVC de autoria da própria irmã Marlene.

casa_iniciação

A Irmã Marlene deu grande ênfase para o 3º Tempo que está sendo vivido neste momento pelos catequizandos que ingressaram em 2016 – O Tempo da Iluminação e da Purificação, tempo de limpar a casa que é cada coração, e enfeitar, para receber o Senhor no dia da Primeira Eucaristia.

O 2º dia de Formação, foi ministrado pela Catequeta e Arquiteta Maria de Fátima Lopes Manito, da Comunidade de Santo Antônio de Lisboa, e teve como tema ‘O espaço Catequético e o Espírito Celebrativo’ trazendo a grande novidade da proposta do novo layout das salas de encontro de catequese, que devem desvencilhar-se do padrão de sala de aula e proporcionar ao catequizando o Espírito Celebrativo, aproximando o encontro à Liturgia e levando o catequizando a uma experiência sensorial com a presença de Jesus também através do espaço físico.

No 3º dia de Formação, o tema foi ‘A Oração a partir dos Salmos’ – ministrado pelo professor Celso Lorashi da FACASC que apresentou uma didática desenvolvida pelo Frei Carlos Mesters, para maior compreensão dos textos Bíblicos dos Salmos, tornando-os numa agradável e profunda leitura orante aos moldes do Salmo Responsorial da Santa Missa.

O Padre Alcides ministrou o 4º dia do encontro, com o tema: ‘Os frutos do Ministério Pascal no Processo de Iniciação à Vida Cristã’, que foi também o tema de seu Trabalho de Conclusão do Curso de Pós Graduação em IVC, pela FACASC.

E finalizando esta rica semana de Formação, a catequese contou com a presença do Catequeta Felippi dos Passos de Oliveira, com Tema ‘Mistagogia’, experimentada ao longo de todos os Tempos da IVC e fortemente vivida no 4º Tempo.

Neste ano do Laicato, o Catequista deve com forte vigor testemunhar seu discipulado na Missionariedade recebida em seu Batismo, para isso é necessário estar sempre em formação, atualização e aprofundamento de seu conhecimento espiritual, eclesial e teológico, para o bom êxito de sua nobre Missão.

Colaboração de conteúdo: Wanessa Sales.

Crianças e adolescentes da IVC – 2017 celebram o Rito da Palavra

Crianças e jovens da IVC recebem o Rito da Reconciliação