Nossa história

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

A paróquia foi fundada em 11/02/1970 através do decreto assinado por Dom Afonso Niehues que desmembrou as comunidades de Campinas, Roçado e Procasa das paróquias de São José, Capoeiras e Estreito e criou a paróquia de Campinas.

Os limites territoriais da paróquia foram alterados ao longo dos anos. Em 1986 foi criada a comunidade do Kobrasol, dividindo a comunidade matriz de Campinas. Com a transformação da comunidade da Procasa em pró-paróquia, em 1998 e com a transferência da comunidade do Roçado para a recém-criada Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em 2005, a paróquia ficou restrita às comunidades de Campinas (Matriz) e do Kobrasol (Capela), que apesar do pequeno território, conta com uma população de aproximadamente 26.000 pessoas (IBGE 2010).

A atuação dos leigos está presente desde o início de sua história. As primeiras pastorais e ministérios foram organizados logo após a criação da paróquia, mas várias outras pastorais e ministérios, além de movimentos, associações e grupos foram criadas ao longo do tempo.  A pastoral de conjunto conta hoje com mais de 30 grupos organizados, atuando nas duas comunidades, coordenados por um grande número de lideranças.

A organização pastoral já acontece há um bom tempo na paróquia. Já no primeiro ano de existência da paróquia foi constituído o primeiro Conselho de Administrativo. O Conselho Paroquial de Pastoral e os Conselhos Locais de Pastoral foram criados no final da década de 80 e reestruturados em 1996. A partir de 2007 a paróquia começou a fazer um novo tipo de planejamento pastoral, escolhendo temas e elaborando projetos paroquiais para serem executados em conjunto pelas pastorais.

A infraestrutura da paróquia, que em seu início possuía apenas uma pequena igreja de madeira, foi bastante ampliada. Já nos primeiros anos os paroquianos construíram a casa e o salão paroquial (hoje Salão Amantino). Em 1985 foi inaugurado o Salão Pe. Raul, que junto com o Salão Amantino, foram reformados em 2009. A Igreja Matriz, construída entre 1977 e 1982, também sofreu modificações durante esses anos, tendo recebido sua mais recente reforma em 2010. Também em Campinas, a antiga Capela São José, recebeu uma grande remodelação em 2012, rebatizada como Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós. A comunidade do Kobrasol, que lutou por mais de 10 anos para conseguir um terreno para sua igreja, fez sua inauguração em 2002. Logo depois, em 2008, era inaugurada a Capela de Adoração João Paulo II. O salão de festas, construído junto com a Igreja, recebeu uma grande reforma em 2010.

Ao longo destes quase 50 anos ocorreram muitos eventos na paróquia como ordenações diaconais, jubileus de ouro e prata, shows de evangelização, Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e um Congresso Eucarístico Paroquial. A paróquia já recebeu as imagens de Nossa Senhora Aparecida, de Nossa Senhora do Desterro, do Divino Pai Eterno, quando foi celebrada uma missa com mais de 6.000 pessoas no pátio da Igreja Matriz. A Cruz Peregrina e o ícone Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude, também passaram pela paróquia.

Novas celebrações foram criadas, como o Cerco de Jericó, a Caminhada Bíblica e as novenas em honra a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, ao Divino Pai Eterno, a Santa Rita de Cássia e o Trezenário de Santo Antônio.

Desde sua criação, vários padres já trabalharam na paróquia, que já teve como pároco:

– Monsenhor Vendelino – 1970 a 1980

– Pe. Raul de Souza – 1980 a 1987

– Pe. Francisco Wlosch – 1987- 1988

– Pe. Vertolino da Silveira – 1988- 1991

– Pe. Gervário Fuck – 1991 – 1996

– Pe. Sérgio de Souza – 1996 – 2002

– Pe. Hélio da Cunha – de 2002 a 2016

– Pe. Alcides Albony Amaral – desde 2016

Nossa história não termina aqui. Ela continua sendo escrita todos os dias, por muitas pessoas: padres, diáconos e leigos; crianças, jovens, adultos e idosos; pessoas das várias pastorais, movimentos, associações e grupos; de gente de perto e de longe daqui. Você também pode ajudar a continuar a escrever esta história, tornando-a mais rica com sua presença nas missas e eventos, mas principalmente participando de uma das muitas pastorais que existem na paróquia.

Venha fazer parte desta linda história de evangelização, amor, fraternidade e solidariedade.

Veja história completa clicando nos links abaixo:

Os primeiros anos: 1970-1980

Tempo de ampliações: 1980-1987