Retiro de Ministros, momento de renovação e aprofundamento

No Vale das Graças, em Angelina, 85 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Paróquia Santo Antônio (Campinas e Kobrasol) foram chamados a ouvir a Palavra de Deus. Palavra que renova, transforma e leva a dizer: “Senhor, a quem iremos nós? Tens palavras de vida de eterna!” (Jo 6, 68).
O encontro iniciou-se com uma introdução ao retiro, conduzida pelo Pe. Alcides, que refletiu sobre o chamado, ou melhor, o segundo chamado, apresentando o segundo chamado do profeta Elias, do apóstolo Pedro e dos demais apóstolos. Após a palestra, todos os ministros foram convidados a silenciar, refletir sobre o chamado e ouvir o que Deus tem a falar.

2c04b77853aab71b19ea87c77558b75a         Prosseguindo com a reflexão, o padre ressaltou que o segundo chamado acontece em nossas vidas porque Deus quer que nos convertemos. E mais, que a conversão é um processo contínuo, até o fim da vida. Para explicar como a conversão é essencial, meditou-se sobre o primeiro capítulo do livro do Apocalipse de São João, mais precisamente, sobre as cartas às sete igrejas.
Pelas imagens apresentadas por São João e pela condução e a explicação do Pe. Alcides, foi possível mergulhar na profundeza do zelo de Deus por nossas vidas – Deus, em seu infinito amor, mostra a cada um nossas qualidades e máculas, contudo, aponta-nos o que devemos superar e mudar para alcançar o prêmio, ou seja, estar em sua presença hoje e na eternidade.
O processo de conversão é fortificado quando se está atento à Palavra de Deus. E, para compreendermos mais a importância da Palavra, o padre apresentou trechos do prólogo de São João, pelo qual é possível perceber que a Palavra de Deus cria e recria todas as coisas e que, quando acolhemos a Palavra de Deus, acolhemos o próprio Deus que é a Palavra.
E mais, que para acolher a Palavra é preciso estar atento, disposto e ter o hábito de lê-la diariamente. Mas, é fundamental que a leitura nos leve a uma contemplação e, para alcançar tal estado, o padre ensinou a leitura orante, lectio divina.
Ao findar da tarde, subimos à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, meditando os mistérios gloriosos do rosário, contemplando as estações da Via-Sacra, bem como a chuva e a natureza. Já na gruta, deparamo-nos com um local especial, local da graça pela intercessão de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus. Lá oramos por nossa paróquia e pelos doentes. Ao retornar, tivemos a oportunidade de adentrar no santuário que abrigava a porta santa do Ano da Misericórdia.
e724201200f77bdbef8ee7017d8dbcf9         A noite de sábado foi muito especial. Em adoração, na capela da Irmãs Franciscanas de São José, encontramos Jesus Eucarístico, em um abençoado momento conduzido pelo Diácono Djalma, permitindo que enxergássemos Jesus não apenas na Hóstia Consagrada, mas também na Palavra, no Pastor e nos pequenos do Reino de Deus – mostrando-nos que podemos estar a cada minuto de nossas vidas perto de Deus.
O dia do Senhor, domingo, iniciou-se com os Louvores do Senhor, pela meditação da Laudes, conduzida pelo Diácono Djalma. O louvor pelas Sagradas Escrituras contribuiu para a edificação da leitura orante.
Iniciando as reflexões do dia, a primeira parte da manhã foi dedicada à Eucaristia, sua instituição e sua relevância para a Igreja. Por meio do sexto capítulo do Evangelho de São João, o Pe. Alcides destacou a necessidade de aproximar-se da Eucaristia, pois ela é a fonte de vida. Cristo ao dizer “Isto é o meu o corpo” e “Isto é o meu sangue” permaneceu conosco. E, a partir desse momento, somos convidados sempre, em comunidade, a fazer memória de sua entrega, paixão, morte e ressurreição.
Nesse contexto da Eucaristia, que é o amor de Cristo pela humanidade, o padre retomou a necessidade de estarmos ligados a Jesus, por meio da Palavra e da Eucaristia. Assim, com o tema “O Fundamento da Missão é o Amor – Condição para Dar Fruto”, embasado no décimo quinto capítulo do Evangelho de São João, explanou sobre as obras daqueles que estão ligados à videira que é Cristo e, de modo especial, sobre as obras dos ministros, salientado a importância e a beleza da visita aos doentes.

dee1c47c1daa9185d48d30c224077b94         A última reflexão foi sobre a promessa de ressurreição de Cristo aos seus discípulos. Fundamentado no Evangelho de São Marcos, o padre comentou sobre o chamado dos discípulos na Galileia e todo o seguimento de Jesus, até a cidade de Jerusalém, onde morreu e ressuscitou. Entretanto, Jesus só apareceu aos discípulos, após ressuscitar, na Galileia, pois queria, novamente, com eles, refazer o caminho da verdadeira conversão. E esse é o convite feito a todos os ministros, voltar para a Galileia, afinal, Cristo ressuscitado nos espera para refazer o caminho da verdadeira conversão.
Por fim, para encerrar o retiro, o Pe. Alcides presidiu a Santa Missa, contando com a participação dos retirantes, que foram, novamente, convidados a voltar à Galileia para recomeçar, em seu segundo chamado.

64b7d6b9b47b7abe0ef1284ad27ac8fd