Rumo aos 50 anos: mais um pouco da história

A saúde do pároco e padres auxiliares

Em 1974, Monsenhor Vendelino adoeceu e alguns padres vizinhos vieram celebrar missa na paróquia aos sábados e domingos. A partir deste ano, Pe. Hilário Buzzarelo, ajudou o pároco, celebrando missas no Educandário Santa Catarina e na Procasa até 1976. Antes dele, durante os anos de 1970 e 1971, as missas no Educandário eram celebradas pelo capelão Pe. Luiz Adams. De 1976 até 1979, Pe. Walter Goedert celebrou missas na Procasa e no Roçado, até ser substituído por Pe. Norberto Debortolli, que continuou auxiliando a paróquia, após a chegada do Pe. Raul de Souza, até 1986.
Em 1977, os problemas de saúde Monsenhor Vendelino se agravaram e em abril de 1980, após 10 anos como pároco, deixou a paróquia. Ele pediu seu afastamento da paróquia para cuidar da saúde, mudando-se para Armação da Penha, vindo a falecer em 2003.

Os primeiros eventos

– Primeiro curso de preparação para o batismo – 03/1970
– Primeira Festa de Santo Antônio – 06/1970
– Fundação da Ação Social Paroquial – 24/10/1970
– Primeira missa de Primeira Eucaristia – 29/11/1970
– Inauguração da Casa Paroquial: 06/12/1970
– Primeiro curso de preparação de noivos: 30/08 a 04/09/1971
– Admissão de Ministros Extraordinários da Eucaristia: 19/03/1972
– Primeira Visita Pastoral do Arcebispo: 16/12/1973
– Inauguração do Salão Paroquial (Salão Amantino) – 13/04/1975
– Criação do primeiro grupo jovem (JUC) – 1974
– Primeiro Tríduo de Santo Antônio – 1975
– Primeira Equipe de Liturgia – 1976
– Primeira Equipe Paroquial de Pastoral – 1977
– Fundação do Coral Santo Antônio – 1977
– Bênção da Pedra Fundamental da Igreja Matriz – 1977

Alguns dos primeiros agentes pastorais

Ação Social
Maria Aurora da Silva, Leci Maria da Silva, José Valter Brasil e Marlene Gonçalves
Catequese
Herondina Ferreira de Macedo (1ª Coordenadora), Irmã Evanir, Irmão Aloísio e Rita Camargo Vieira, Maria da Glória Gonçalves, Evanildes Koerich, Ana Maria Luy e Maria Aurora
Conselho Administrativo
Germano João Vieira, Osmar Xavier, Osni João Vieira, Leonardo Petry, João Ludovino Vieira Júnior, Alfredo Lima da Rosa, Santos Antunes, Deoclides Santos Cunha, José Martins, Leonardo Schmitt, Irineu Schmitt, Nilo Locks e Arlindo Alves
Curso de Preparação para o Batismo
Tarcísio de Oliveira, Herondina Macedo, Onildo Ouriques
Curso de Preparação de Noivos
Sebastião Calisto Müller e Sra.
Cursilhistas
Germano João Vieira, Alfredo Lima da Rosa, Jamil Schutz, Everton Borges Filho, João Ludovino Vieira Jr., Olívio Debrida, Luis Roque Schmitt e respectivas esposas, José Alfeu de Almeida e Matilde (Juca e Tilinha), Altair Antônio Vieira e Marita, José Farias e Olga, Abílio João Vieira e Maria Rodrigues (dona Cotinha), José Nilton Kretzer, Alécio Alfredo de Freitas, Cidini Steinbach, Basílio Soeth, Deoclides S. da Cunha e Braúlio Garcia, João Vitorino Rodrigues, Adair Schweitzer, João Batista Ferrari, Angelo Kohl, José Francisco Prim, Arlindo Alves, Daniel Koerich e respectivas esposas.
Dízimo e Sacristia
Maria Reginaldo Farias
Juventude Unida de Campinas
Paula Lúcia dos Santos, Paulo César Martins, Ricardo Alcebíades Broering, Eli Camargo, Eduardo Rocha, Adalberto Souza, Marlete Raimundo, Ademar Delfino
Ministros da Eucaristia
Djalma Araújo e Ângelo Kohl, Adalberto C. Lehmkuhl, Tarcísio de Oliveira, Basílio Soeth, José Alfeu de Almeida, José Farias e Abílio João Vieira
Movimento Familiar Cristão
Adelino e Zurita, Arlindo Alves, João V. Boeing, Evaristo Junkes, Angelo e Ivo e respectivas esposas.
Tabita Broenning, Dionei Redivo, Osni Boeing (maestro do Coral)
Perseverança (hoje Infância Missionária)
Virgínia Matos de Oliveira e Natalício Bonetti
Zeladoras
Frida Petry, Bolívia Antunes e Terezinha Felett

No próximo mês vamos contar sobre a chegada do Pe. Raul e suas obras em nossa paróquia. Até o dia 11 de maio.