Catequese promove Encontro de Acolhida

Encontro de Acolhida - Catequese (37)A primeira etapa da Iniciação à Vida Cristã para quem fez a pré-inscrição no começo do ano teve início neste domingo com o Encontro de Acolhida para os pais e responsáveis dos catequizandos, com a presença de 210 pessoas, entre pais, parentes e responsáveis pelas crianças e jovens.

O encontro promovido pela Catequese, foi conduzido pelo Diácono Djalma Lemes e contou com o apoio do Grupo de Casais Aliança.

A proposta do encontro, além de acolher as famílias de nossa comunidade de maneira celebrativa, é também alimentar a fé cristã e ressaltar os valores familiares, mostrando a importância da família ter seus alicerces sedimentados em Deus, da vivência cristã em comunidade e da educação espiritual dos filhos.

A grande preocupação deste novo jeito de evangelizar é o de alcançar o cerne principal da sociedade, que é a família. Sem a adesão desta, muito pouco a Igreja poderá fazer pela fé e espiritualidade da criança ou do jovem, uma vez que todos os valores que constituem a formação do ser, nascem e são vivenciados dentro do lar, entre a família.

Deste modo, foram abordados temas desde o Amor de Deus, o chamado e a recusa do homem até o conhecimento da Igreja, que é a comunidade de vivência e cultivo da fé. Os temas foram conduzidos pelo Diácono Djalma, Marcos Cunico, Pe. Alcides, Romeu e Gustavo. A coordenadora da catequese, Giselle, apresentou como será o desenvolvido o projeto de Iniciação à Vida Cristã, com seus tempos e objetivos.

Na próxima etapa da Iniciação à Vida Cristã, os pais e responsáveis participarão de 5 encontros de formação com duração de uma hora e meia, que acontecerão entre os meses de abril e julho.

Mas a participação da família não termina. Ela é convidada a experimentar junto com a criança ou o jovem cada fase deste itinerário, cada degrau alcançado, celebrando os ritos e aprofundando constantemente no conhecimento da liturgia, da doutrina e da fé da nossa Igreja e desta maneira fazer sua própria experiência de Deus, pois é bem sabido que só se ama o que se conhece.

Para ver mais fotos do encontro, acesse o Álbum de Fotos da página do Facebook da paróquia