Catequese realiza mais um encontro de formação para pais e responsáveis

2No mês de maio a catequese paroquial reuniu-se com as famílias que iniciaram o itinerário da vida cristã em 2017, em mais duas etapas, aprofundando os conhecimentos na permanente graça de viver da fé e da responsabilidade assumida em família.

Para estes encontros, as catequistas recebem igual formação por parte de suas lideranças e preparam-se com alegria e dedicação, caprichando em cada detalhe para receber as famílias e proporcionar-lhes um encontro caloroso e dinâmico.

Além da necessidade de oferecer maior formação e conhecimento aos pais, a proposta da Igreja é também fazer da catequese uma experiência rica em comunidade, que traga a todos o sentimento de pertença à grande família de Deus que é a Igreja.

Ao final dos encontros, famílias e catequistas abraçam-se e saem felizes e preenchidos, com a sensação de dever cumprido e de ter avançado em mais uma etapa.

Não são raros os depoimentos de familiares que iniciaram os encontros por obrigação e agora aguardam ansiosos o próximo momento. É na realidade, o Espírito Santo agindo em cada um e cumprindo Sua Missão de renovar a Igreja de Jesus.

Nos encontros do mês de maio, os temas abordados referiram-se à vivência da fé como decisão pessoal de seguir Jesus, tal qual o cego Bartimeu que joga seu manto para traz e curado por Jesus, segue unido à Ele (Mc 10, 46-52).

IVC - esquemaNestes encontros foram apresentados, agora de maneira mais detalhada a construção da casa da Catequese, que representa todo este itinerário trilhado pelas famílias juntamente com as crianças, em seus 4 tempos, desde o encantamento e adesão à Jesus até a vivência da mistagogia, isto é, o mistério da real conversão e seguimento a Cristo, que se renovará em sentido mais profundo na segunda etapa, quando o adolescente se preparar para receber o Sacramento da Crisma.

Nos encontros do final do mês de maio, as famílias foram animadas a conhecer com maior intimidade a Palavra de Deus, isto é, a Bíblia, livro base da catequese e luz que ilumina os caminhos da família cristã.

Foi realizada uma profunda reflexão sobre a parábola do semeador, mostrando a importância de cada um preparar a terra de seu coração e também dos corações de seus filhos para torna-se terra fértil e dar muitos frutos da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Jesus contidos na Bíblia e tão necessitados nos dias de hoje.

A próxima etapa da formação dos pais e responsáveis acontece no mês de junho.

Colaboração: Wanessa Sales