Período de inscrições para catequese inicia na próxima semana

Os pais e responsáveis que desejaram inscrever seus filhos para a Iniciação à Vida Cristã ou que iniciaram a catequese no ano passado deverão comparecer a partir da próxima semana nas igrejas de Campinas e Kobrasol

PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

“Os cristãos se fazem, não nascem”. Esta frase nos ensina que a fé cristã é plantada no coração da pessoa, que precisa ser cuidada com amor e dedicação, para germinar, crescer e dar frutos. A Igreja chama esse processo de Iniciação à Vida Cristã, no qual a pessoa é conduzida a conhecer Jesus Cristo através de uma experiência concreta que a encante com o Mestre, despertando o desejo de conhecê-lo melhor e provocando uma mudança de vida que a leve a segui-lo, engajando-se na comunidade eclesial.

Quando optamos por ser cristão, estamos criando uma nova identidade para nossa vida, optando pelo caminho que nos dá felicidade: Jesus. Entretanto, ninguém escolhe um caminho que não conhece! Ele é indicado por quem o trilhou e nele viveu uma experiência encantadora que o cativou, trouxe conhecimento e provocou mudanças. O batismo, a eucaristia e a crisma com sua devida catequese são a primeira iniciação nos mistérios da fé. A catequese leva a pessoa a descobrir as raízes cristãs, conhecendo melhor Deus e sua Igreja, celebrando nas missas o conhecimento ali adquirido.

Tudo isto prepara e conduz a pessoa à missão para a qual todos fomos chamados: testemunhar Jesus no mundo através da prática do amor traduzida em gestos de justiça, partilha, solidariedade e cuidado com a vida. A celebração é um ponto forte neste processo, pois une fé, oração e vida sacramental. A catequese leva ao crer, o crer leva ao celebrar, e o celebrar a crer e querer conhecer mais, num processo de realimentação constante.

Assim, para aqueles que desejarem inscrever seus filhos e/ou filhas para a Iniciação à Vida Cristã (Eucaristia e Crisma), bem como aqueles que já iniciaram esta caminhada no ano passado, deverão comparecer nas Igrejas de Campinas e Kobrasol para efetuar sua pré-inscrição ou confirmar sua turma para este ano.

ORIENTAÇÕES PARA QUEM IRÁ INICIAR O PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ EM 2017

PERÍODO PARA PRÉ-INSCRIÇÃO DAS TURMAS 2017

– 07 e 14/02 (terça) – 16 às 20 horas
– 09 e 16/02 (quinta) – 16 às 20 horas
– 10 e 17/02 (sábado) – 09 às 12 horas

FORMAÇÃO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

Os pais e/ou responsáveis dos catequizandos deverão participar de uma etapa de formação, que ocorrerá no primeiro semestre de 2017.

• do ENCONTRO DE ACOLHIDA: 02/04 – 08 às 18 horas – Campinas
• dos Encontros de Formação (5 encontros mensais: abril, maio, junho e julho)
– Grupo 1: Terças-feiras: 20 às 21:30 hs – Campinas
– Grupo 2: Quintas-feiras: 20 às 21:30 hs – Kobrasol
– Grupo 3: Sábados: 14 às 15:30 hs – Campinas

• Valor: R$ 25,00 / pessoa

• Somente os pais e/ou responsáveis que participarem do Encontro de Acolhida e dos Encontros de Formação poderão efetuar, em julho de 2017, a confirmação da inscrição de seus filhos (as) para a Iniciação à Vida Cristã (Eucaristia e Crisma) que iniciará em agosto de 2017

• O catequizando deverá participar destes encontros semanais, interessar-se pelos conhecimentos recebidos e participar da missa nos fins de semana

• Os pais e/ou responsáveis deverão participar das REUNIÕES com o catequista, quando solicitado.

DOCUMENTOS PARA PRIMEIRA EUCARISTIA (TURMA 2017)

• Idade: Ter no mínimo 8 anos, devendo completar 9 anos durante o ano de 2017 (nascidos até 31/12/2008)
• Trazer Certidão de Nascimento
• Trazer Certidão ou Lembrança de Batismo (caso o catequizando não tenha sido batizado ou tenha sido batizado em uma Igreja não Católica, receberá as orientações necessárias no momento da pré-inscrição)

DOCUMENTOS PARA CRISMA (TURMA 2017)

• Idade: Ter no mínimo 13 anos, devendo completar 14 anos durante o ano de 2017 (nascidos até 31/12/2003)
• Trazer Certidão de nascimento
• Trazer Certidão ou Lembrança de Batismo ((caso o catequizando não tenha sido batizado ou tenha sido batizado em uma Igreja não Católica, receberá as orientações necessárias no momento da pré-inscrição)
• Trazer Lembrança da 1ª Eucaristia (caso não tenha feito, será preparado para receber no decorrer da catequese)

ORIENTAÇÕES PARA AS TURMAS 2016 DA PRIMEIRA EUCARISTIA E CRISMA

Os catequizandos que iniciaram a catequese em 2016 deverão confirmar a sua turma para o ano de 2017 da Catequese de PRIMEIRA EUCARISTIA e CRISMA nas igrejas de Campinas e do Kobrasol:

– 07 e 14/02 (terça) – 16 às 20 horas
– 09 e 16/02 (quinta) – 16 às 20 horas
– 10 e 17/02 (sábado) – 09 às 12 horas

• Os pais e/ou responsáveis dos catequizandos deverão participar do REENCONTRO DOS PAIS, que será realizada no dia 24/09, das 14 às 20 horas, em Campinas

• O catequizando deverá participar dos encontros semanais (ver os horários disponíveis), interessar-se pelos conhecimentos recebidos e participar da missa nos fins de semana

• O catequizando de CRISMA deverá participar de um RETIRO anual de UM DIA, em um SÁBADO (a data será informada na reunião de abertura no início do ano)

• Os pais e/ou responsáveis deverão participar das REUNIÕES com o catequista, quando solicitado

• As famílias dos catequizandos receberão durante o ano, a visita do catequista, para a bênção de sua casa.

ORIENTAÇÕES PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

– Idade para participação: 5 a 13 anos
– Trazer Certidão de Nascimento para fazer a inscrição

ORIENTAÇÕES PARA CATEQUESE DE ADULTOS

– Trazer Certidão de nascimento para fazer inscrição
– Se for batizado, trazer a certidão ou lembrança do batismo
– Se tiver feito a 1ª Eucaristia, trazer a lembrança
– Mesmo que você não tenha recebido nenhum Sacramento, venha. Teremos catequistas para orientá-lo para receber todos os Sacramentos, em dias e horários a serem definidos na Missa de Abertura.

Cartaz_Matrícula_final

Leia mais

Share