Rumo ao Jubileu 50 anos: conheça nossa história

Pe. Hélio da Cunha, natural de Antônio Carlos, assumiu a paróquia no dia 12/01/2003, numa missa presidida por Dom Vito. Antes de vir para Campinas, Pe. Hélio era pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Itajaí. Logo em sua chegada, teve um grande susto, com um assalto ocorrido na Igreja Matriz, em que roubaram o sistema de som.

O VIGOR PASTORAL DE PE. HÉLIO

Pe. Hélio procurou criar novos momentos celebrativos como o Cerco de Jericó, realizado pela primeira vez em março de 2004, com o tema “Queremos ver Jesus” e o lema “Caminho, Verdade e Vida”. Outra celebração com sua marca é a Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, iniciada em 2005, com uma missa nas quartas-feiras às 15 horas, mas para atender o grande número de participantes teve novos horários criados, com missas às 20 horas na quarta e posteriormente missas as 08 e 20 horas da quinta. Em razão da novena, foi criado o grupo de Servos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Na comunidade do Kobrasol foi criada, em 2015, a novena em honra a Santa Rita de Cássia, com a formação do grupo de Servos de Santa Rita de Cássia.

O ano de 2006 foi marcado pelo Congresso Eucarístico Nacional que ocorreu em Florianópolis. A paróquia participou de várias formas deste congresso. Missões populares nas casas da paróquia foram realizadas, abençoando centenas de famílias e divulgando o congresso. Famílias de paroquianos hospedaram cerca de 200 participantes vindos de outras regiões do Brasil em suas casas. Várias lideranças da paróquia participaram do congresso, como delegados (assistindo às palestras), na feira de eventos e da organização. Por fim, uma grande celebração presidida por Dom Orlando Brandes e concelebrada por Dom Juventino Kestering, aconteceu em Campinas, seguida de um lucernário no ginásio.

Em 2012, em razão do Ano da Eucaristia, a paróquia realizou seu próprio Congresso Eucarístico, iniciado no dia 23/11 com missa e lucernário, formações, show com Antônio Cardoso, missa mistagógica com entrega das lembranças da 1ª Eucaristia e missa de instituição de novos ministros no sábado (24) e domingo (25) e finalizado com missa no Kobrasol celebrada pelo Pe. Márcio Vignolli e Caminhada Eucarística com a Bíblia na Mão até Campinas.

Outro grande evento que movimentou a paróquia foi a missa celebrada pelo Pe. Robson de Oliveira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas e reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, que trouxe a imagem peregrina do Divino Pai Eterno. A celebração, ocorrida em 10/06/2012 e parte do Ano Eucarístico Paroquial, reuniu mais de 6.000 pessoas, no pátio da Igreja e foi transmitida pela Rede Vida para todo Brasil. Em agosto daquele ano, Pe. Hélio introduziu a Missa com Novena em honra ao Divino Pai Eterno, realizada às sextas-feiras e formou o grupo de Servos do Divino Pai Eterno.

A paróquia, que em 1990 já havia recebido a imagem de Nossa Senhora Aparecida e em 2008 a imagem de Nossa Senhora do Desterro, acolheu, em janeiro de 2013, a peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, que estavam percorrendo o país em preparação a Jornada Mundial da Juventude que aconteceria em agosto daquele ano e que teve a participação dos jovens dos grupos Sopro de Vida e JUCRI. O evento teve inicio com apresentação de bandas católicas na Praça do Kobrasol, enquanto se aguardava a chegada da cruz. Em seguida os jovens vindos de várias paróquias da comarca, numa linda caminhada, carregaram os ícones até a Igreja de Campinas, onde foi celebrada uma missa. Após a missa, as paróquias da comarca se revezaram em momentos de oração até o amanhecer do dia seguinte, quando os ícones prosseguiram a peregrinação para outros locais.

Em 2015, a paróquia se mobilizou para participar da Corrida do Bem e Caminhada da Paz, promovido pelo SESI para ajudar nos trabalhos da Ação Social Arquidiocesana, reunindo muitos paroquianos, que depois de participarem da Missa da Paz, celebrada pelo Pe. Hélio, às 06 horas, na Igreja do Kobrasol e fazer um lanche no salão, foram até a Beira Mar de São José.

A partir de 2005 foram realizados vários shows de evangelização na paróquia: Martin Valverde (2005), Cassiane (2008), Antônio Cardoso (2012 e 2013), Frei Zeca (2012 e 2013 e 2015) e Pe. Ezequiel Dalpozzo (2014). A paróquia também teve shows de evangelização locais em 2009, fruto do Projeto Presença da Igreja na Sociedade, em 2013, no evento da Cruz Peregrina da JMJ, ambos no Kobrasol. Além destes, o Ministério de Música Seguidores de Cristo realizou shows em 2011, 2012 e 2013.

TEMPO DE REFORMAS E AMPLIAÇÕES

Sempre atento a parte administrativa da paróquia, Pe. Hélio criou os Bingos de Páscoa e de Natal e incrementou as festas dos padroeiros para aumentar a arrecadação com o objetivo de equilibrar a situação financeira. Muitas obras aconteceram nestes anos em nossa paróquia. Em 2008, a comunidade do Kobrasol ganhou uma linda capela da adoração, batizada de Capela João Paulo II e iniciou em 2010 as reformas do salão de festas e a construção de novas salas de catequese.

A comunidade de Campinas, por sua vez, reformou o salão paroquial e a igreja matriz. Em abril de 2009, após 4 meses de muito trabalho e despesas, Pe. Hélio reinaugurou os salões Pe. Raul e Amantino, totalmente remodelados, que geraram grande admiração a todos que os visitavam após a reforma.  Em 2010, após cerca de 20 dias de fechamento para pintura, troca do forro e remodelação do altar, a Igreja Matriz era reaberta, para alegria de todos, extasiados pela beleza que ficou nosso principal local de oração. Em 2012, a Capela São José também foi reformada e rebatizada de Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Em 2013 e 2014 as Igrejas de Campinas e Kobrasol foram climatizadas com a instalação de aparelhos de ar condicionado.

No próximo mês vamos continuar contando a história da paróquia durante a época que Pe. Hélio foi nosso pároco. Será dia 11 de janeiro. Não perca.