Rumo aos 50 anos: mais um pouco da história

ANIVERSÁRIOS E ORDENAÇÕES

O sacramento da ordem foi bastante celebrado neste período. No final de 2005, a paróquia se reuniu para celebrar o Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal do Pe. Raul, por quem Pe. Hélio sempre teve um cuidado especial, tratando-o com muito carinho e atenção. No ano seguinte, era a vez do próprio Pe. Hélio celebrar seu Jubileu de Prata, com uma grande festa. Em 2011, Pe. Hélio foi homenageado na Assembleia Legislativa pelos seus 30 anos de evangelização.

Os paroquianos também puderem celebrar as ordenações presbiterais dos jovens Leandro Rech (Campinas – 2006), Carlos Pamplona (Lages – 2011) e Fabrício Farias (Bom Retiro – 2015), assim como as ordenações diaconais dos diáconos José Fernandes (Kobrasol – 2006), Djalma Lemes (Campinas – 2011) e Gilvane César dos Santos (Aririú – 2012), além da chegada do diácono Neri Cândido da Silva, que veio do Paraná.

Em contraste com esta alegria, também tivemos momentos de tristeza neste período. Em 2005, todos ficaram muito tristes com a com a morte do Pe. José, que trabalhava aqui desde 1998. Em 2005, a paróquia ficou de luto com a morte do Pe. Raul, que havia sido nosso pároco e vigário e que muito amava nossa paróquia. Muitos paroquianos, além de padres e bispos compareceram na missa de corpo presente, celebrada na Igreja Matriz.

Em 2005, a comunidade do Roçado, que fazia parte da paróquia desde sua criação em 1970, foi transferida para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, reduzindo o território paroquial às comunidades de Campinas e Kobrasol.

PLANEJAMENTO PASTORAL

A partir de 2007 a paróquia começou a fazer um novo tipo de planejamento, escolhendo temas e elaborando projetos paroquiais para serem executados em conjunto pelas pastorais. Temas como grupos bíblicos, família, ação social, vocação, dízimo, missão, entre outros, já foram trabalhados pelas pastorais, que ano a ano estão se integrando cada vez mais e aprendendo a trabalhar junto.

A mudança no planejamento resultou em outra mudança na paróquia: a partir de 2011, a paróquia começou a escolher um tema de trabalho para cada ano. Em 2011, a paróquia celebrou o Ano da Palavra, quando foi criada a Caminhada com a Bíblia na Mão, realizada pela primeira vez em 04/09/2011. O ano seguinte, 2012, celebrou-se o Ano da Eucaristia, quando foi organizado o Congresso Eucarístico Paroquial. Em 2013 a paróquia escolheu o tema em sintonia com a Igreja Universal, que celebrava o Ano da Fé.  Para 2014, a paróquia priorizou a área social, celebrando o Ano da Caridade, quando teve início o trabalho conjunto das pastorais com a ação social, ofertando um complemento da cesta básica e participando das entregas mensais. Em razão dos pedidos do papa, a paróquia instituiu para 2015 o Ano Missionário, em que as pastorais foram anunciar a Palavra para além dos muros da Igreja. No mês de outubro, cerca de 60 missionários, participantes de diversas pastorais, visitaram mais de 100 famílias que se inscreveram para receber a visita da Palavra de Deus e a bênção de seus lares.

Novos grupos surgiram na paróquia, como a Marmitinha do Amor, em Campinas, que servia alimentos para moradores de ruas, os grupos de jovens JUCRI e Vida e o grupo de casais Arautos do Céu, no Kobrasol. A Ação Social deu início a novos trabalhos, com a implantação do Laboratório de Informática (2011) e o Bazar Beneficente (2014). Também foi organizada a coordenação dos Grupos Bíblicos em Família e a Pastoral da Comunicação, responsável pelo jornal Javé Nessi, publicado entre 2009 e 2013 e o site paroquial lançado em 2008 e reestruturado em 2015, com notícias, artigos e reportagens sobre atividades da paróquia.

Pe. Hélio deixou a paróquia no início de 2016, deixando por aqui muitos amigos e admiradores, que registraram seu carinho através das redes sociais e pela presença nas suas missas de despedida. Ele foi transferido para ser capelão do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

VOCÊ SABIA…

– que o Pe. Hélio apresentou um programa na TVN (TV a cabo) chamado Gotas de otimismo e de esperança?

– que em 2006 houve um bazar com produtos da Receita Federal no salão paroquial?

– que em 2008, para divulgar o centenário da diocese, diversos missionários visitaram e abençoaram centenas de casas da paróquia?

– que desde 2008, ocorre na paróquia, todos os anos, no mês de maio, uma celebração ecumênica, durante a Semana de Oração pela unidade dos cristãos, com a presença de pastores e bispos de outras religiões?

– que em 2010, para celebrar os 40 anos de sua fundação, foi criada uma marca para nossa paróquia?

– que em 2011 a paróquia sediou a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral?

– que o almoço de posse do novo arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck foi realizado em Campinas?

– que em 2013 foi organizada uma Gincana do Dízimo, promovida pela Pastoral do Dízimo do Kobrasol?