Rumo aos 50 anos: Padre Vertolino lança Pedra Fundamenal da Igreja do Kobrasol

No lugar de Pe. Chico, assumiu a paróquia no dia 18/12/1988, Pe. Vertolino José Silveira, vindo de Biguaçu, onde era vigário paroquial. Junto com ele, assumia como vigário paroquial, Pe. Francisco Costa, que era pároco de Anitápolis.  A partir de abril do ano seguinte, a paróquia também contou com os serviços do Diácono Bertilo Horr, que permaneceu aqui até 1992.

Pe. Vertolino criou os Conselhos Locais de Pastoral – CLP (hoje chamados de Conselho de Pastoral da Comunidade – CPC), fechando o primeiro ciclo de organização pastoral de nossa paróquia, que havia começado em 1986, com Pe. Jair e revitalizado em 1987, com Pe. Chico.

A comunidade do Kobrasol, criada oficialmente em 1986, passava por um novo momento de sua organização pastoral, com a posse em abril de 1989 de seu primeiro CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos), que substituiu a APROCIK (Associação Pró-Construção da Igreja Católica do Kobrasol), presidida por Melita Joenck. Uma das primeiras missões do CAEP, que teve Ademar Koerich como seu primeiro presidente, foi organizar a primeira Festa de São Francisco de Assis na comunidade, realizada em outubro de 1989. Em maio de 1990 aconteceu a primeira Festa de Santa Rita de Cássia e no final do ano, em 23/12/1990, Dom Afonso Niehues celebrou a missa de lançamento da Pedra Fundamental para construção da igreja do Kobrasol.

Neste mesmo ano, Pe. Vertolino recebeu o diagnóstico de um câncer na laringe e se submeteu a uma cirurgia, que lhe causou a perda da voz. Ele ficou afastado da paróquia por 5 meses, período no qual Pe. Chico Costa assumiu temporariamente a paróquia, sendo auxiliado pelo Pe. Vilmar Vicente. Pe. Vertolino voltou às atividades em outubro, conseguindo se comunicar com a voz esofágica, uma alternativa de comunicação para quem retira a laringe e perde a voz laríngea (produzida pela laringe).

O ano de 1991 começou com a posse de um novo vigário, Pe. Paulo Roberto Justino, recém-ordenado. Entretanto, ele ficou pouco tempo aqui, pois em abril, por motivos de saúde, foi transferido para Navegantes, vindo a falecer no final do ano. Em junho, os padres Vertolino e Francisco Costa também deixaram a paróquia. Pe. Chico Costa, falecido em 2002, foi transferido para Palhoça. Já Pe. Vertolino viajou para Itália para fazer um curso de especialização, vindo a falecer em 2006.

Em setembro será a vez de contar um pouco sobre o Pe. Gervásio e a primeira ordenação ocorrida na paróquia. Até o dia 11 de setembro.