A catequese paroquial chega com sucesso e alegria ao fim de mais uma etapa na formação dos pais da Iniciação a Vida Cristã – IVC, da turma de 2017.
Os últimos encontros aconteceram nos dias 04, 06 e 08 de julho, com participação efetiva de quase a totalidade dos inscritos e total participação da equipe catequética que não mediu esforços para o sucesso do projeto idealizado pela arquidiocese.
O tema abordado foi “A família celebra a fé”, com aprofundamento nos Sacramentos como sinais da presença e ação salvífica de Deus na vida dos fiéis, principalmente na caminhada da família.
Cada Sacramento foi relembrado através de seus elementos principais, como água que nos remete à purificação do Batismo, o pão e o vinho, nos lembram Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o óleo sagrado, usado também no Crisma e na Unção dos enfermos, as alianças que são sinal de compromisso do Matrimônio, e por fim, a Estola, que é símbolo do poder e da autoridade sacerdotal, sinal por excelência da dignidade do sacerdote e do seu poder de perdoar os pecados no Sacramento da Reconciliação. Símbolos litúrgicos estes, ricamente usados pela liturgia da nossa fé católica, sinais visíveis, porém, que nos exprimem o dom invisível que é a presença do próprio Deus a da comunhão fraterna.
Neste mesmo encontro, foi refletido o Evangelho de São João, 3, 1-17, que apresenta a conversa profunda de Nicodemos, um fariseu enraigado nos seus costumes e tradições religiosas, mas que se sente atraído pela pessoa de Jesus e O procura no esconder da noite. Deste encontro pessoal, Jesus o chama a renascer e a tornar-se um homem novo, nascido da água e do Espírito, e que hoje o cristão tem a mesma oportunidade de dar novo sentido à sua vida, vivendo de fato o compromisso assumido no Batismo, e em cada Sacramento.
Ao fim do encontro, a Cruz foi passada de mão em mão, convidando cada pai e mãe a testemunhar o Cristo crucificado-ressuscitado no cotidiano da vida familiar e da comunidade.
Com os encontros de formação finalizados, os pais devem confirmar as inscrições dos seus filhos nos dias 20, 21 e 22 de julho na sala da Catequese, na Igreja Matriz Santo Antônio, em Campinas. Com muita alegria a Catequese paroquial aguarda todas as famílias para a festa da acolhida que acontece no dia 29 de julho, 16h, em Campinas e no dia 30 de julho, as 16h30, no Kobrasol.
Colaboração de conteúdo: Wanessa Sales e Giselle Pereira de Souza.