Como já citado em matéria anterior, a Igreja celebra o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Para marcar o tricentenário, o Santuário Nacional promoveu uma programação especial de devoção e obras de fé. Todas as paróquias do Brasil foram motivadas a realizar novenas e missas em honra à Padroeira do País.
Na Paróquia Santo Antônio – Campinas/São José, além da novena, três missas solenes foram realizadas no dia 12 de outubro, duas na Matriz e uma na comunidade do Kobrasol, com o objetivo de favorecer a participação da comunidade paroquial e manifestar a veneração à Mãe de Jesus, na invocação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A missa da manhã foi às 8h, na Igreja Matriz, em Campinas, com um primeiro momento dedicado a Nossa Senhora Desatadora dos Nós (novena que acontece toda quinta-feira) seguida da entrada da imagem da Padroeira do Brasil, levada ao altar por um menino, Bruno, vestido de pescador e acompanhado por dose meninas vestidas de anjo carregando velas, todos coroinhas da paróquia.
Após encerrado o rito da comunhão com a oração do sacerdote, foi realizada a oferta das flores. As 12 meninas ofereceram rosas e o menino uma orquídea, em seguida todos fizeram a Oração de Consagração a Nossa Senhora.
A assembléia participou ativamente com o aceno de lenços e com os cantos animados pelo Ministério de Música Anjos de Deus.
Antes da bênção final o padre chamou as crianças, deu a bênção e uma singela lembrança.
No período da noite, missa das 20h, não foi diferente, com um roteiro semelhante a celebração da manhã, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi conduzida até o altar por um homem, Servo de Maria, acompanhado de 12 romeiros que carregavam as velas.
Ao final, os mesmos romeiros ofereceram flores a Nossa Senhora e Padre Alcides Albony Amaral chamou as crianças no altar para receber a bênção, acompanhada de um mimo.
A animação foi conduzida pelo Ministério de Música da Pastoral Familiar.
Missa na comunidade do Kobrasol
A Celebração Eucarística das 18h aconteceu na Igreja São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia – Kobrasol/São José. Também marcada por lindas homenagens à Mãe Aparecida, a missa contou com uma representação dos três pescadores que adentraram igreja com Nossa Senhora e também seu manto que na frente do altar foi colocado na imagem por Pe. Alcides, momento este, emocionante e de muita fé. Os fiéis presentes aplaudiram com muito ardor nossa Mãe, Rainha.
Para finalizar, todas as crianças foram acolhidas junto ao altar a pedido do pároco e assim receberam uma grandiosa benção, uma homenagem pelo “Dia das Crianças”.
A animação da missa foi conduzida pelo Ministério de Música Toque de Deus.
Colaboração de conteúdo: Alessandra Crozeta/ Paulo Elias de Souza/ Marina Furtuoso/Sidnéia Agostinho e Laércio Esteves Cordeiro.
Leia também: Paróquia celebra Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
Confira algumas imagens:
Igreja Matriz (missa: 8h e 20h)
Kobrasol (missa 18h)