No dia 11 de fevereiro, a comunidade paroquial vivenciou um momento muito especial: a celebração dos 52 anos de criação da Paróquia Santo Antônio. Uma história repleta de bênçãos e graças. Vários padres, diáconos, leigos e leigas, crianças, jovens, adultos e idosos por aqui passaram deixando a sua marca, na construção e evangelização da comunidade. Celebrar esta data é poder louvar e agradecer por tantos gestos de carinho e ternura através da infinita bondade de Deus.
A Celebração Eucarística das 19h30, que foi presidida pelo pároco Pe. Revelino Seidler e concelebrada pelo vigário paroquial Pe. Neri José Hoffman, contou também com a participação dos diáconos permanentes: Djalma Lemes, José Fernandes e Neri Cândido da Silva. Ainda estiveram presentes vários membros de pastorais e movimentos, identificados com as camisas de seus respectivos grupos e os demais paroquianos.
Também nesta Santa Missa, recordamos com devoção a sempre Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora de Lourdes. E ainda, celebramos o Dia Mundial do Enfermo, data essa, instituída pelo Papa São João Paulo II, em 1992, portanto, já são 30 anos que voltamos com mais intensidade o nosso coração para a prática da caridade, rezando por todos os doentes e por todos aqueles que prestam a eles seus cuidados. Recordar Nossa Senhora de Lourdes e os enfermos na mesma data é uma feliz coincidência. Os doentes e seus familiares encontram em Maria a doçura de uma Mãe amorosa, que atenta à dor e ao escândalo do sofrimento, intercede junto a Jesus e nos consola diante da fragilidade humana.
Pe. Revelino, em sua homilia, destacou com gratidão Dom Afonso Niehues e sua medida de fundar a Paróquia Santo Antônio, através do decreto que desmembrou as comunidades de Campinas, Roçado e Procasa, das paróquias de São José, Capoeiras e Estreito. Reforçou que muitas pessoas vieram de municípios vizinhos para morar em nossa comunidade, fixando aqui residência, para trabalhar e estudar. Neste sentido, Dom Afonso, atento a evangelização e alicerçado pelo Concílio Vaticano II, empreendeu a criação desta paróquia. Também manifestou gratidão ao primeiro pároco, Monsenhor Vendelino Hobold e a todos os demais párocos e padres que por aqui passaram. Para registrar todos os leigos (as), o sacerdote mencionou o Sr. Germano Vieira e, no mesmo sentido, para registrar todos os ordenados, mencionou o Diácono José Milton Coelho, que se encontra afastado em uma casa de tratamento. Por fim, manifestou gratidão a todas as pessoas, paroquianos, lideranças que pela paróquia passaram e que hoje estão presentes, nas comunidades de Campinas e Kobrasol. Pediu a bênçãos sobre todos e suas famílias e desejou que a esperança seja renovada, para que sigam na missão do anúncio do Evangelho no caminho sinodal.
Logo após a homilia, aconteceu a posse do Conselho Paroquial de Pastoral – CPP. A nova coordenação assume para o período de 2 anos, entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2024. Num primeiro momento, foi lida a provisão de posse, assinada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck e também pelo Chanceler da Arquidiocese de Florianópolis, Diác. José Neri de Souza. Após a leitura, o pároco, que é o presidente do CPP, chamou os novos membros do conselho à frente do presbitério, com seus respectivos cônjuges, e agradeceu o sim de cada um e a disponibilidade de servir a comunidade. Também convidou os coordenadores de grupos e pastorais que estavam presentes, para irem até a frente do altar com a nova coordenação, e todos juntos leram o compromisso de serviço diante da assembleia. Pe. Revelino agradeceu aos membros que fizeram parte da coordenação anterior e deu a bênção de envio à nova equipe.
A nova coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral, ficou composta dos seguintes membros:
- Pe. Revelino Seidler (Presidente)
- Suzi Mary Hamilka Ipiranga (Coordenadora)
- Juliana Martins Fermino (Vice Coordenadora)
- Laércio Esteves Cordeiro (Primeiro Secretário)
- Sônia Terezinha Martins Marino (Segunda Secretária)
Antes da bênção, Pe. Revelino convidou Pe. Neri, os diáconos e os novos membros do CPP, para na frente da imagem de Nossa Senhora de Lourdes e do quadro comemorativo da paróquia, rezarem a Consagração a Nossa Senhora, junto com a assembleia.
Por fim, o sacerdote invocou a bênção final, pediu a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, São José (Patrono da Igreja), Santo Antônio (Padroeiro da Paróquia), São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia.
Seguem registros que expressam a devoção, a participação, a alegria, o louvor e a gratidão a Deus, que marcaram esta celebração.
Colaboração de conteúdo: Leandro Albano Belmont e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.