A Semana Santa, mobilizou os fiéis de nossa paróquia assim como de todo o mundo em homenagens, orações, meditações, retiros e muita devoção.
Durante a Semana Santa a Igreja vivencia os últimos dias de vida de Jesus de Nazaré na Terra e sua violenta morte na cruz por desejo dos poderosos daquela época.
As celebrações católicas da Semana Santa têm início no domingo anterior à Sexta-Feira Santa, com o chamado Domingo de Ramos, onde se faz memória a chegada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado.
Na quinta-feira ocorrem dois grandes momentos de celebração entre os católicos. Pela manhã, o bispo diocesano reúne-se com seu clero e é celebrada a memória da Instituição do Ministério Sacerdotal.
Nesta celebração, os padres renovam suas promessas sacerdotais. Também nesta celebração são abençoados os Santos óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Estes são os óleos que serão usados nas paróquias durante o ano. A noite, quando também se destaca a Instituição da Eucaristia, é lembrado que os discípulos estão à mesa com Jesus na última ceia antes da crucificação, quando Jesus passa a lavar os pés de seus discípulos.
Com a celebração da Ceia do Senhor, inicia-se o Tríduo Pascal.
Na Sexta-Feira Santa não se realiza a celebração eucarística. Acontece uma celebração, onde contempla-se a morte de Jesus na cruz. Neste dia se vivencia a morte de Jesus. Um silêncio recai em toda a Igreja desde a celebração da Paixão até o sábado à noite quando ocorre a Vigília Pascal.
A celebração do fogo novo faz memória a ressurreição de Jesus que é a Luz que vence a escuridão da noite. Uma das mais belas celebrações de toda a Semana Santa.
Expressões populares também marcam essa semana, como a Procissão do Encontro.
De um lado, sai a imagem de “Nossa Senhora das Dores”. De outro, sai a imagem do “Senhor dos Passos”. A imagem do Jesus com a cruz nas costas e coroa de espinhos, que nos lembra sua caminhada entre a sua condenação e a crucificação. A certa altura da procissão Jesus e sua Mãe se encontram.
Outra celebração muito popular é a Via Sacra, que está presente em todas as igrejas.
A celebração da Via Sacra não é feita apenas na Semana Santa. Durante todo o ano, fiéis refletem este momento de grande importância para a fé. Na Semana Santa, a Via Sacra também é feita nas ruas, algumas vezes encenada, e em cada uma das estações as cenas da vida de Jesus são revividas por atores populares.
Outro momento de celebração popular é a Procissão do Senhor Morto. Na Sexta-Feira Santa, a imagem do Senhor Morto é conduzida pelas ruas entre cantos, orações e velas acesas. Em muitos lugares, essa é a maior procissão da Semana Santa. Nosso povo sofrido entra em verdadeira sintonia com o sofrimento do Senhor”.
Confira as imagens dos momentos que marcaram a Semana Santa em nossa paróquia.
DOMINGO DE RAMOS
SANTA CEIA
VIA SACRA
CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO
PROCISSÃO SENHOR MORTO
VIGÍLIA PASCAL
PÁSCOA