Fotos: Instagram/reprodução
O músico Thiago de Sousa Vicente, regente dos corais Santo Antônio e Príncipe da Paz, da Paróquia Santo Antônio – Campinas/SJ, apresentou na última semana o seu Trabalho de Conclusão de Curso em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A pesquisa, intitulada “Pe. Ney Brasil Pereira: Contribuições para o Canto Litúrgico Católico no Brasil”, analisou a relevância do sacerdote catarinense no desenvolvimento da música litúrgica após o Concílio Vaticano II.
Além da banca composta por professores da universidade, o Pe. Dr. Edinei da Rosa Cândido, professor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), integrou a avaliação do trabalho. Ele ressaltou a profundidade e o alcance da pesquisa apresentada por Thiago:
“A proposta da pesquisa, já explícita no título, foi refletir a contribuição do Pe. Ney na área musical, com destaque para o período pós-Concílio Vaticano II. A renovação litúrgica, tão marcante para a Igreja no Brasil, teve na música uma de suas principais alavancas e encontrou no Pe. Ney um de seus maiores colaboradores. De forma abrangente, o trabalho deu o devido destaque ao empenho deste nosso ilustre irmão catarinense no Canto Pastoral.”
Pe. Edinei também destacou que a pesquisa alcançou diversas dioceses do país por meio de ferramentas virtuais, somando contribuições de oito regiões diferentes. Os resultados reforçam o reconhecimento nacional da obra de Pe. Ney:
“Ficou comprovado que, não apenas em Santa Catarina, mas em outros estados da federação, Pe. Ney Brasil é conhecido e sua obra é respeitada e frequentemente utilizada. A academia já conta com diversas pesquisas, inclusive uma tese de doutorado, que reforçam a relevância de seu trabalho como músico.”
A apresentação do TCC marca mais um passo importante na trajetória musical de Thiago, que segue contribuindo com a vida litúrgica da paróquia por meio da regência e da formação dos corais locais.
Com informações do site da Arquidiocese de Florianópolis.