Caminhando com a Palavra

É com imensa alegria que estamos novamente juntos Caminhando com Palavra!

No itinerário de nossa vida, por vezes, sentimos o desejo ou a necessidade da leitura/estudo bíblico. Porém, nem sempre reservamos tempo suficiente para nos debruçarmos com afinco aos seus ensinamentos. É sempre importante recordar a centralidade e o respeito que as palavras da Sagrada Escritura ocupam na vida de todos os que seguem a Deus. Assim está escrito no livro do Deuteronômio (6,20-25):

Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: que significam os testemunhos, estatutos e normas que o Senhor nosso Deus vos ordenou? Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito, porém o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito. E o Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa. E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais. E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como nos tem ordenado.

Percebemos neste texto, a memória histórica e religiosa do povo sendo transmitida de geração em geração. Os pais por meio da Sagrada Escritura trazem presente a ação de Deus no passado que ilumina a vida presente orientando os passos no caminho da vida.

A proposta é mensalmente irmos adentrando no conhecimento da Palavra de Deus. Começaremos com a introdução a Bíblia. Etapa esta de preparação, de descobrimento e compreensão da constituição da Sagrada Escritura. Abordando temas como: A Terra da Bíblia; Formação do Povo; Textos e versões; Interpretação; línguas.

Desejo que nestas reflexões, sejamos semelhantes ao garimpeiro que não cansa de buscar o seu tesouro (Mt 13,44). E que o Espírito de Deus nos conceda paciência, interesse, humildade e encanto para descobrirmos esta “pérola preciosa”.

Marcos Cunico