Kobrasol: comunidade acolhe o novo grupo de idosos

No dia 18 de abril, a comunidade do Kobrasol acolheu o novo grupo de idosos. Este grupo surgiu da iniciativa das coordenadoras dos servos de Santa Rita de Cássia, Ivone Isabel da Rosa e Alzira Rosa, que perceberam esta necessidade na comunidade. Assim, escreveram um projeto sobre o grupo, que teve a apreciação do pároco Pe. Revelino Seidler e aprovação dos conselhos: CPP e CPC do Kobrasol.

O encontro iniciou com boas vindas a todas e todos os presentes. A seguir o Diácono José Fernandes conduziu a oração pedindo as luzes divinas para o bom andamento dos trabalhos do grupo.

Seguindo, Suzi M. H. Ipiranga (representando o CPP e CPC do Kobrasol), falou da importância da criação do grupo na comunidade, preenchendo uma lacuna existente, bem como, que este grupo vem somar aos demais, pois segue as diretrizes da paróquia. Também destacou a preciosidade do idoso, na família, na Igreja, na sociedade e nas palavras do Papa Francisco: “a riqueza dos anos é riqueza das pessoas, de cada pessoa que tem muitos anos de vida, experiência e história. É o tesouro precioso que toma forma no percurso da vida de cada homem e mulher, qualquer que seja a sua origem, sua proveniência, suas condições econômicas ou sociais. A vida é um dom, e quando é longa é um privilégio, para si mesmo e para os outros.”

Também foi destacada a caminhada sinodal, em que todos devemos caminhar juntos, em comunhão, participação e missão. Sermos anunciadores do Reino de Deus, a partir do nosso Batismo. Os idosos são os transmissores da fé em suas famílias, transmitindo a os valores cristãos aos seus netos, sobrinhos… Com sua experiência, vivencia, sabedoria e sonhos podem ser verdadeiros protagonistas da evangelização.

Na sequência, a coordenadora Ivone, pede que cada um se apresente, para que todos se conheçam. Depois, Juliana M. Fermino, psicóloga e vice coordenadora do CPP, faz uma linda dinâmica com o grupo, falando de como lidar com os sentimentos, onde todas (os) puderam expressar as suas emoções. Ficou o desejo para mais encontros desta temática.

O momento foi finalizado com um delicioso lanche, recados e encaminhamentos da coordenação para os próximos encontros. Também agradecimentos a todos que contribuíram para a realização deste projeto. Com muita alegria, unidade, participação, fraternidade e missão, ficam aqui lançadas as bases para a construção de uma pastoral da pessoa idosa na paróquia. Confiando a Deus os trabalhos, a proteção da Virgem Maria e a intercessão de Santa Rita de Cássia.

Colaboração de conteúdo: Ivone Isabel da Rosa, Alzira Rosa, Juliana Martins Fermino e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.