Catequese Paroquial realiza o último encontro de formação dos pais da IVC 2018

WhatsApp Image 2018-07-17 at 21.05.41(1)

A Catequese Paroquial chega com sucesso e alegria ao fim de mais uma etapa na formação dos pais da Iniciação à Vida Cristã da turma de 2018.

Os últimos encontros aconteceram nos dias 3, 5 e 7 de julho, com participação efetiva de quase a totalidade dos inscritos e total participação de toda equipe catequética que não mediu esforços para o sucesso do projeto idealizado pela arquidiocese.

O tema abordado foi “A família celebra a fé”, aprofundando-se nos Sacramentos como sinais da presença e ação salvífica de Deus na vida dos fiéis, principalmente na caminhada da família.

Cada Sacramento foi relembrado através de seus elementos principais, como água que nos remete à purificação do Batismo, o pão e o vinho, nos lembram Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o óleo sagrado, usados também na Crisma e na Unção dos enfermos, as alianças que são sinal de compromisso do Matrimônio, e por fim, a Estola, que é símbolo do poder e da autoridade sacerdotal, sinal por excelência da dignidade do sacerdote e do seu poder de perdoar os pecados no Sacramento da Reconciliação. Símbolos litúrgicos estes, ricamente usados pela liturgia da nossa fé católica, sinais visíveis, porém, que nos exprimem o dom invisível que é a presença do próprio Deus a da comunhão fraterna.

Neste mesmo encontro, foi refletido o Evangelho de São João, 3, 1-17, que nos apresenta a conversa profunda de Nicodemos, um fariseu enraigado nos seus costumes e tradições religiosas, mas que se sente atraído pela pessoa de Jesus e O procura no esconder da noite. Deste encontro pessoal, Jesus o chama a renascer e a tornar-se um homem novo, nascido da água e do Espírito, e que hoje o cristão tem a mesma oportunidade de dar novo sentido à sua vida, vivendo de fato o compromisso assumido no Batismo, e em cada Sacramento.

Ao fim do encontro, a Cruz foi passada de mão em mão, convidando cada pai e mãe a testemunhar o Cristo crucificado-ressuscitado no cotidiano da vida familiar e da comunidade.

No dia 29 de julho, às 16 horas, em Campinas e no dia 30 de julho, às 16:30 horas, no Kobrasol, acontecerá a Festa da Acolhida, que marca o início da Iniciação à Vida Cristã dos catequizandos.

Colaboração de conteúdo: Wanessa Sales.