I Turma da IVC recebe o Sacramento da Comunhão

0966A primeira turma de Iniciação à Vida Cristã da Paróquia Santo Antônio, que compreende a Igreja Matriz Santo Antônio, em Campinas e também a Igreja São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, no Kobrasol, que iniciou o processo de IVC em 2016, finalizou seu Terceiro Tempo do Itinerário que contempla o Tempo de Iluminação e Purificação e culmina no ápice desta caminhada que é a entrega do Sacramento da Eucaristia, precedida pelo Sacramento da Reconciliação.

Para o Sacramento da Reconciliação, as crianças foram preparadas antecipadamente por suas catequistas e tiveram um momento de reflexão com o Padre Alcides, o que fez com que sem sentissem seguras para esse acontecimento tão profundo que é o de retorno à amizade com o Pai. Após receberem o Sacramento, as crianças confraternizaram, na presença do Padre Alcides e das catequistas, a alegria de pertencerem à família de Cristo, como à exemplo da parábola da ovelha perdida que ao ser encontrada, o pastor reúne os amigos e se alegram todos juntos (Lc 15,3-7).

Antes da grande festa da Eucaristia, as crianças renovaram suas promessas batismais, feitas anteriormente, quando ainda eram bebês, por seus pais e padrinhos e agora confirmadas pessoalmente por elas mesmas. A Renovação das Promessas do Batismo reafirma a vontade e o comprometimento de continuar seguindo os ensinamentos de Jesus, tendo o conhecimento de que o Batismo os torna filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs de Cristo e membros da Igreja.

No dia 15 de abril no Kobrasol e no dia 22 de abril em Campinas, as 115 crianças da nossa comunidade celebraram, junto com seus familiares e amigos, a grande e tão esperada festa de receber Jesus na Santa Eucaristia. Sacramento este que centraliza e resume o Mistério central da nossa fé, pois é a atualização da Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e com Ele a Igreja celebra a Sua Páscoa, por isso este momento importante da caminhada passou a ser vivida no período Pascal.

Mas a caminhada não se encerra aí. O mistério da comunhão com Jesus, antes na Palavra e agora também na Eucaristia, será vivido pelas crianças no Quarto Tempo da IVC, onde as crianças passarão a viver a comunhão com Cristo em atitudes concretas de vivência comunitária. É tempo alegre de viver a Mistagogia!

Colaboração de Conteúdo: Wanessa Sales/Odair Souza/Giselle Pereira de Souza/Paulo Elias de Souza.

* Imagens cedidas por Foto Modelo – contato: 3222-0922.