Lideranças se reúnem em Assembleia Pastoral Paroquial

assemb_paroq_2016_18No dia 27/11 (domingo), aproximadamente 80 pessoas reuniram-se para a Assembleia Pastoral Paroquial, representando os mais diversos grupos, pastorais, movimentos, ministérios e associações de nossa paróquia.

A Assembleia iniciou às 8 horas com a Celebração Eucarística na Igreja Matriz de Campinas, presidida pelo Pároco, Pe. Alcides. Após a missa, as lideranças foram recepcionadas no Salão Pe. Raul com um delicioso café no salão paroquial. Os trabalhos em sala iniciaram às 9:30 horas, quando Pe. Alcides fez a acolhida aos participantes e relatou a grande importância da Assembleia Paroquial para a vida de caminhada da comunidade paroquial. Em seguida o Coordenador do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) Robson Silva, conduziu a oração inicial, e apresentou a programação do dia.

Na sequência Pe. Alcides falou sobre as cinco Urgências de Ação Evangelizadora, apresentadas nas Diretrizes Gerais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), bem como no 13º Plano de Pastoral da Arquidiocese de Florianópolis – A Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades, e Igreja a serviço da vida plena para todos.

Com estes subsídios, o coordenador do CPP apresentou o questionário de avaliação do ano de 2016 à luz das cinco urgências, dividindo os participantes em dez equipes de trabalho, a fim de que estes avaliassem os passos da paróquia, sobretudo, no anúncio da Palavra de Deus, da celebração da Liturgia e pelo serviço da Caridade. Após a avaliação Pe. Alcides realizou uma formação baseando-se na Exortação Apostólica do Papa Francisco – Evangelii Gaudium e no Documento de Aparecida, sobre a importância de sermos uma “Igreja em saída”, tendo como missão evangelizar com alegria, caridade e amor.

assemb_paroq_2016_19No período da tarde o coordenador do CPP apresentou o resultado da avaliação do ano de 2016 e Pe. Alcides apresentou várias perspectivas de ações relacionadas às cinco Urgências, que se tornaram a base para o encaminhamento das tarefas em grupo sobre ações propostas para o ano de 2017. Após conclusão dos trabalhos, cada grupo iniciou uma plenária, apresentando duas ações para cada urgência que servirá como parte integrante do processo de elaboração do Plano de Pastoral Paroquial.

Ao final o coordenador do CPP apresentou o calendário dos principais eventos da paróquia para o próximo ano, bem como convidou os aniversariantes do bimestre (nov/dez) para receber uma lembrança em nome de todos os movimentos e os parabéns de todos. Pe. Alcides concluiu a Assembleia agradecendo a participação de todos, bem como a equipe de cozinha e ao Ministério de Música Anjos de Deus e coroinhas de Campinas, que estiveram à frente das animações e teatro, encerrando com sua benção sacerdotal.