Nossa Senhora é coroada em celebrações no Kobrasol e em Campinas

Coroação - 77Todos os anos, a Pastoral da Catequese homenageia Nossa Senhora, coroando-a no mês de maio, como é a tradição de nossa Igreja. Como já é costume na paróquia, coroação foi feita por meninas da Catequese de 1º Eucaristia, mas neste ano também contou com a participação de meninas da Infância Missionária e do grupo dos Coroinhas.

A coroação aconteceu durante as missas do domingo, dia 28 no Kobrasol e da quarta, dia 31, em Campinas. Foi uma coroação muito linda e singela, com as crianças cantando para Nossa Senhora e a coroando com muito carinho.

A devoção mariana é um dos elementos marcantes do catolicismo. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como Rainha, mesmo na simplicidade de sua figura de serva de Deus.

A origem desta linda homenagem teve início no século XIII e se solidificou no século XIV, em Paris, onde a figura de Maria ganhou destaque. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de joias. Então, surgiram as coroações. De acordo com o Padre Cássio Barbosa de Castro, mestre em História da Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, a tradição chegou ao Brasil através dos portugueses.

A coroação de Nossa Senhora pode ser contemplada no quinto Mistério Glorioso do Santo Rosário e tem base bíblica em diversas passagens, como no Salmo (44) 45, 9-12.17:

Filhas de reis estão entre suas damas de honra: à tua direita está a Rainha em ouro de Ofir…mesmo os povos mais ricos implorarão teus favores. Farei teu nome ser lembrado em todas as gerações: portanto os povos te louvarão para todo o sempre.”

E também no evangelho de São Lucas 1,48, onde Maria é proclamada Bem Aventurada e lembrada entre todas as gerações. E ainda no livro do Apocalipse:

Um sinal grandioso apareceu no céu, uma mulher vestida de sol, com a lua sob os pés, e com uma coroa de doze estrelas na cabeça… Ela deu à luz um menino, que há de governar as nações com um cetro de ferro… ” (Ap. 12,1-5)

Mas a homenagem da paróquia parte da gratidão de cada paroquiano, pelas muitas graças alcançadas através de Nossa Senhora, principalmente sob o título de Desatadora dos Nós.

Na catequese, Maria é a maior catequista, que ensina, entusiasma e fortalece a prática da fé e do amor no coração de cada catequista.

Coroar Nossa Senhora para a catequese é colocar aos pés da Mãe e Rainha toda a gratidão e carinho, por Esta, que todos os dias, incansavelmente trabalha na salvação de seus filhos e nos leva ao Seu Filho Jesus.

Colaboração: Wanessa Sales

Para ver mais fotos, clique aqui ou acesse o Álbum de Fotos da Página do Facebook da Paróquia