Representantes da paróquia participam da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

5

Neste sábado, dia 23/07, foi realizada no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), a 29ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que teve como objetivo principal concluir o processo de avaliação do 13º Plano de Pastoral da Arquidiocese.

A assembleia contou com a participação de aproximadamente 240 pessoas, entre padres, diáconos e leigos das paróquias da arquidiocese e teve a presença do Arcebispo, Dom Wilson e do Vigário Geral, Pe. Vitor Feller. Nossa paróquia esteve representada pelo pároco, Pe. Alcides, pelo Diácono Djalma e pelos leigos Vera, Toninho e Paulinho.

Após a oração das Laudes, Leda Cassol Vendrúscolo, da coordenação arquidiocesana de pastoral, recordou os passos que foram dados no plano de pastoral, desde o ano de 2009.

O coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Revelino Seidler, explicou que o plano prevê uma revisão a cada 3 anos, o que vem sendo desde março, através de um questionário respondido pelos conselhos de pastoral, CPC’s, CPP’s, que foram reunidos nas 13 Foranias em caráter de apresentação e conhecimento e depois sintetizados para esta assembleia diocesana, cujo resultado foi apresentado por ele.

Antes da apresentação da avaliação de cada projeto arquidiocesano era realizada uma breve recordação do projeto e os passos realizados até agora. O casal Sarita e Mário Prisco, falou sobre o Projeto de Família como Eixo Transversal da Evangelização e destacou a implantação das comissões forâneas e paroquiais para a vida e a família. Marciel Linhares, do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), falou sobre o Projeto da Urgência: Igreja em estado permanente de missão e da reestruturação que está sendo feita em nível arquidiocesano dos trabalhos relacionados à missão. Irmã Marlene Bertoldi falou sobre o Projeto relacionado à Urgência: Igreja Casa da Iniciação à Vida Cristã que está sendo implantado em toda a arquidiocese e de seu grande sucesso. O vigário-geral, Pe. Vítor Feller, falou sobre o Projeto da Urgência: Igreja comunidade de comunidades e destacou algumas informações coletadas pela equipe do projeto. Diácono Djalma Lemes, falou sobre o Projeto da Caridade Social na Arquidiocese, relacionado à Urgência: Igreja a serviço da vida plena par a todos.

Após a apresentação das avaliações dos projetos, Pe. Vitor Feller fez a análise teológico-pastoral da avaliação e destacou que “É preciso ser realistas, não ter medo de ver nossas fraquezas, omissões, quem sabe até pecados. Mas também considerar nossos positivos com alegria, como dom de Deus agindo em nós”.

Na parte da tarde os participantes se reuniram em grupos, divididos por forania, em que puderam apresentar sugestões para superar as dificuldades encontradas durante o processo de avaliação, apontando caminhos para o trabalho futuro.

Os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir um pouco da experiência missionária do Pe. Jacob Archer, que atualmente está trabalhando no norte do país, no estado do Amapá.

A Assembleia foi encerrada com uma celebração.

Fotos: Pascom e Arquidiocese de Florianópolis