Seminarista Roberto participa de missão na Ilha de Marajó

IMG-20180127-WA0049

Durante o mês de janeiro, o seminarista Roberto Rodrigues participou da missão Kairós que foi promovida pelo COMISE (comissão missionária dos seminaristas) da região Sul 4. Ao todo 15 seminaristas participaram, sendo 3 da Arquidiocese de Florianópolis e também 7 universitários.

Durante a missão de 19 dias na Prelazia da Ilha de Marajó-Pará, mais precisamente na Paróquia Santo Antônio, na cidade de Chaves, o grupo pode vivenciar momentos ricos em aprendizado e troca cultural. Visitaram as comunidades e fizeram celebrações, formações e retiros de espiritualidade com foco na Eucaristia, recreação com as crianças, além de visitar as famílias e abençoar as casas. A Paróquia conta com aproximadamente 90 comunidades, sendo que a mais distante fica à 33 horas de barco.

Segundo o seminarista, uma curiosidade é a luz elétrica que é disponibilizada apenas 4 horas por dia em algumas comunidades, também o acesso a escola é limitado e nem todos consegue terminar o ensino fundamental. Um meio de transporte muito usado por lá, além do barco é o cavalo e o búfalo. Mas a maior dificuldade na região é a falta de sacerdotes, que no momento contava com apenas um para atender as 90 comunidades.

“A missão é uma via de mão dupla, na qual o missionário se oferta por amor ao reino de Deus, em prol da evangelização, mas também recebe uma oferta muito grande da parte de Deus, que é o Cristo que quer permanecer conosco. Durante esse período de missão pude experimentar essa grande promessa. Permanência esta manifestada de muitas formas, na acolhida do padre Glawciney, na simplicidade das pessoas e sobretudo no olhar e sorriso das crianças. A missão Kairós como diz seu próprio nome, foi um tempo de graça na minha vida e vocação, foi uma
experiência forte do amor e consolo de Deus.” Testemunhou o seminarista Roberto.

“Em cada comunidade uma nova vocação”

Colaboração de conteúdo: Alessandra Crozeta/fotos: Roberto Rodrigues.