Celebração do Lucernário acontece toda primeira terça-feira de cada mês

Toda primeira terça-feira do mês, às 21h, acontece na igreja matriz da comunidade de Campinas, Paróquia Santo Antônio, a celebração do Lucernário. Na noite de 7 de fevereiro, esta foi presidida pelo Pe. Revelino Seidler, com a participação do futuro Diác. Robson José da Silva.

Mas o que é o Lucernário?

Nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos santificavam o fim do dia com uma prece comunitária. Nos mosteiros, cantava-se as “Vésperas” ou “Completas”. Nos meios paroquiais, porém, era costume fazer o “Ofício do Lucernário” e as antigas “Vigílias”, muito frequentes, ainda, nas Igrejas Orientais.

O nome faz alusão evidente às luzes que se acendiam ao findar o dia. Este rito tem a luz como centro. Os fiéis se reuniam nas igrejas para juntos fazerem a oração da noite do povo de Deus, agradecer os benefícios recebidos durante o dia e suplicar a proteção de Deus durante a noite que se iniciava.

O simbolismo da luz representa um papel importante no conteúdo das horas de Laudes e Vésperas: a luz do novo dia é cantada como símbolo de Cristo ressuscitado; e as luzes que se acendem ao cair da noite, recordam a luz plena
e sem fim, que é o próprio Cristo.

Na celebração realizada na paróquia, na presença do Cristo Eucarístico, em adoração ao Santíssimo Sacramento, entre preces e Salmos, a comunidade unida rende graças a Jesus pelo dia que termina, confia a Ele a sua noite e
renova suas forças para o raiar de um novo dia, conforme a vontade de Deus Pai.

Colaboração de conteúdo: Leandro Albano Belmont.