Comunidade de Campinas acolhe novos ministros

No domingo, 20 de novembro, aconteceu na Santa Missa das 19h30 na comunidade de Campinas, a investidura de 17 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. A celebração presidida pelo pároco, Pe. Revelino Seidler, contou também com o Diácono José Fernandes e o candidato ao diaconato, Robson José da Silva.

Após 4 encontros de preparação com formadores no centro de Pastoral de Campinas, os novos ministros ainda tiveram um encontro na comunidade com a coordenação, para o aprendizado prático do ministério. A formação foi ministrada para integrantes da 5 paróquias da forania de São José, coordenada pelo pároco da Paróquia Santo Antônio.

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão exerce um serviço na caridade dentro da comunidade, por meio de uma provisão da qual recebe da Igreja um mandato para servir. Tem como principal objetivo levar a Eucaristia para aqueles que se encontram enfermos e/ou idosos e  impossibilitados de participar fisicamente da comunidade. Também auxiliam os padres na distribuição da comunhão para os fiéis nas celebrações.

Em sua homilia, Pe. Revelino registrou o momento especial que vive a Igreja no Brasil, ao terminar o Ano Litúrgico, celebrar o Dia dos Leigos e Leigas e iniciar o 3º Ano Vocacional, que tem como tema: “Vocação: Graça e Missão” e como lema: “Corações ardentes, pés a caminho.” (cf. Lc 24, 32-33). Destacou também que a vocação é um dom e graça de Deus. Pelo Batismo somos chamados a assumir a missão vocacional, a responder com a nossa vida ao chamado que Deus nos faz todos os dias, chamando-nos a santificar-nos, e anunciar em missão o seu Reino.

A vocação é graça de Deus, mas também é fruto da comunidade que reza. Durante todo este Ano Vocacional no Brasil (20/11/2022 a 26/11/2023), rezemos ainda mais pelas Vocações.

Após a homilia, os candidatos ao ministério foram chamados nominalmente a virem à frente do presbitério e foi lida a provisão assinada pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck e pelo Chancelar Diácono José Neri de Souza. A seguir o presidente da celebração também chamou os padrinhos e madrinhas, que trouxeram em uma bandeja as vestes dos novos ministros. O sacerdote abençoou as vestes e os novos ministros, que colocaram as vestes auxiliados pelos padrinhos, receberam os cumprimentos do pároco, dos padrinhos e madrinhas, da coordenação dos ministros e foram aclamados pela assembleia.

Já nesta celebração todos os ministros serviram com amor e alegria a comunidade na distribuição de Jesus Eucarístico. Louvado seja Deus pelos novos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

Colaboração de conteúdo: Leandro Albano Belmont, Laércio Esteves Cordeiro e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.