Entrega do documento paroquial para o Sínodo 2023 é realizada no domingo da Ascenção do Senhor

No último domingo de maio foi celebrada a Ascenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois de uma vida entregue por amor e na fidelidade ao Pai, Jesus sobe aos céus. Esse caminho de doação e de entrega devemos também percorrer, encontrando assim a vida definitiva em comunhão com Deus. Os Apóstolos acolhem o Cristo que lhes enviará de junto do Pai o Paráclito, o Advogado, o Espírito Santo. Em Cristo, a vida ganha seu sentido, e podemos olhar nossa história com esperança, continuando seu projeto.

Foi também nesta data que concluiu-se a fase de escuta para o Sínodo 2023. Grupos, movimentos, pastorais, associações e organismos foram ouvidos, e puderam, à luz do Espírito Santo, expressar como está hoje na Igreja local este caminhar juntos no anúncio do Evangelho e, que passos precisam ser dados para construir de forma responsável uma Igreja Sinodal, que viva em comunhão, participação e missão. Também foram ouvidos os fiéis que não são lideranças e registradas as suas respostas.

Todo esse processo gerou um Documento da Paróquia Santo Antônio, que será encaminhado para a Diocese, no dia 31 deste mês, na terça-feira. Durante a celebração, antes do ofertório, este documento foi conduzido ao altar. É um documento de 30 páginas, um importante registro para a caminhada pastoral, seguindo o que pede o Papa Francisco, uma Igreja que caminha junto, uma Igreja Sinodal: em comunhão, participação e missão.

Ainda nesta ocasião aconteceu o Rito de Admissão da Iniciação à Vida Cristã (IVC) para 8 adultos que realizam esta preparação para receber os Sacramentos.