Menu fechado

GBF lança livreto para o tempo de Advento e Natal

Aproximamo-nos do Natal. É tempo de esperança e de encontro com Jesus de Nazaré. Eis a nossa missão: Viver o “Natal em Família”, como família do Deus Menino.

Vamos viver o Tempo do Advento e Natal diferente dos outros anos, unindo fé e vida. Viveremos com mais intensidade a Igreja doméstica, nosso lar, que é sustentada pela escuta da Palavra, pelo pão partilhado, pela caridade prática do amor e a solidariedade, ajuda mútua uns com os outros na comunidade.

O Natal, vivido em tempo de pandemia, desperta em nós a “consciência de sermos uma comunidade, mundial, local, que viaja no mesmo barco, onde o mal de um prejudica a todos” (Fratelli Tutti). Por isso, neste tempo do Advento e Natal devemos viver cada vez mais o espirito natalino: o amor, a escuta, a fraternidade, a solidariedade e a justiça, esforçando-nos para acolher a todos e cuidar de todos, pois somos “Todos irmãos”.

O Advento é o tempo propício para “alargar o coração” e vivermos as alegrias jubilosas do nascimento do Emanuel, Deus Conosco, “Somos chamados a alargar o horizonte do nosso coração, e deixar-nos surpreender por Deus” (Papa Francisco). É tempo de conversão, preparando-nos para acolher o Deus Menino que vem ao nosso encontro, “o Senhor visita-nos continuamente, em cada dia, caminha ao nosso lado e é uma presença consoladora” (Papa Francisco).

O livreto “Natal em Família” traz um roteiro para que preparemos o caminho do Senhor que vem. Além dos símbolos natalinos com que costumamos enfeitar a nossa casa para a festa do Natal, queremos destacar a confecção de uma ‘estrela guia’, para ser colocada nas portas ou janelas junto ao cartaz do livreto.

O caminho do Advento será iluminado pela ‘estrela guia’ e guiado pelas palavras-chaves dos textos bíblicos de cada encontro: 1º Enc. Vigiai; 2º Enc. Conversão; 3º Enc. Testemunho; 4º Enc. Anúncio; Celebração do Natal – Nascimento. Convidamos todas as pessoas para fazerem os encontros em sua casa com quem estiver junto, os grupos que se encontrarem devem tomar todas as medidas de segurança e cuidados.

O livreto do Advento/Natal “Natal em Família” já foi entregue nas paróquias os livretos impressos. Também estamos disponibilizando os arquivos do livreto paróquias, coordenações diocesanas, coordenações dos GBF via e-mail, no site e no Facebook da Arquidiocese, outras mídias e pelo WhatsApp, para quem quiser receber, repassar e fazer os encontros.

Convidamos as famílias para se reunirem e rezarem a Celebração do Natal (página 28), na semana ou véspera da festa do Natal, acendendo a vela da solidariedade do Projeto 10 Milhões de Estrelas, iluminando nossa Igreja arquidiocesana, pedindo a paz e a saúde para todas as pessoas.

Com os pés firmes em nossa realidade e sustentados pela esperança e fé no Deus da vida, anunciaremos Jesus de Nazaré, nascido na Belém do nosso dia a dia.

Animadores e animadoras, obrigada por sua valiosa colaboração e bom trabalho!

Faça o download do livreto do GBF para o tempo de Advento e Natal.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis.