GBF: Livreto de Quaresma e Páscoa já está disponível

Os Animadores e Animadoras dos Grupos Bíblicos em Família e das Comunidades Eclesiais de Base exercem um ministério bonito e importante na nossa Igreja arquidiocesana. As orientações deste
livreto fortalecem nossa missão de dinamizar o funcionamento dos grupos.

Iniciamos o ano com esperança renovada e iluminados pela Palavra que nutre a nossa vida de comunidade neste caminhar juntos na comunhão, na participação e na missão, por uma Igreja sinodal.

Com os pés firmes em nossa realidade e sustentados pela fé em Jesus Cristo, o Ressuscitado, continuamos com alegria e entusiasmo nossa caminhada de Igreja nas casas de modo presencial, com todos os cuidados necessários (uso de máscara, distanciamento, e uso do álcool 70% para higienizar as mãos).

O Livreto da Quaresma e Páscoa, “VIDA NOVA EM CRISTO!”, ajudará as pessoas a renovarem o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. E nos fará refletir de modo especial sobre o mistério pascal na missão de anunciar o amor libertador de Jesus Cristo.

Caminhamos com Jesus no tempo quaresmal rumo à Páscoa, a ressurreição, com o coração verdadeiramente convertido, com novos costumes, atitudes de cuidado com o próximo, comprometidos com a vida humana e da criação.

O livreto também nos faz refletir, meditar e vivenciar a temática da Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Esse livreto começa com a Via-Sacra, para ser rezada e meditada na Igreja, nas casas ou nas ruas, segue com a celebração inicial e mais 12 encontros.

Abramos nossas mentes e corações, e deixemo-nos surpreender pela ação do Espírito de Deus, para que façamos a experiência da VIDA NOVA EM CRISTO.

Tarefa das coordenações paroquiais junto aos animadores e animadoras:

• Marcar uma tarde de formação sobre o tema da Campanha da Fraternidade e apresentar o novo livreto. Convidar lideranças, e os membros dos GBF e da comunidade.

• Motivar os membros dos GBF a continuarem a se encontrar semanalmente com os vizinhos nas casas e convidar outras pessoas da comunidade e lideranças para também participarem dos encontros durante o tempo quaresmal e pascal.

• Dar atenção especial aos novos participantes dos GBF, esclarecendo algumas dúvidas sobre os encontros ou como formar novos grupos.

• Unir fé e vida, estar sempre atento às necessidades da comunidade, pois a reflexão em grupo não pode ficar restrita à oração, desligada da realidade em que vivemos. É preciso que os GBF, a partir da Palavra, vivam a oração, reflexão e ação, assumindo sempre que possível os compromissos propostos nos encontros.

• Ler os anexos e, se possível, refletir no grupo. Os anexos sempre são assuntos sobre Caminhada da Igreja, que esclarecem e confirmam orientações para vivermos bem e com responsabilidade a nossa vida cristã.

Que a Palavra de Deus seja lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos, em todos os momentos da vida!

Animadores e animadoras, obrigada pela sua valiosa colaboração e bom trabalho!

Coordenação Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família

Para adquirir o seu livreto, procure a secretaria da sua paróquia ou a coordenação dos Grupos Bíblicos em Família: gbf@arquifln.org.br.