IVC: paróquia celebra Encontro de Acolhida da Catequese

Aconteceu na tarde do último sábado, 13 de abril, na Igreja Matriz Santo Antônio, o Encontro de Acolhida da Catequese. A primeira etapa da Iniciação à Vida Cristã para quem fez a pré-inscrição no início deste ano.

O encontro promovido pela Catequese, tem como objetivo, além de acolher as famílias da comunidade de maneira celebrativa, também alimentar a fé cristã e ressaltar os valores familiares. Mostrar a importância da família ter seus alicerces sedimentados em Deus, da vivência cristã em comunidade e da educação espiritual dos filhos.

Durante a tarde, todos foram motivados com a animação musical, conduzida por Ricardo Dias e por palestras presididas por Jean Paulo Furtuoso, Padre Alcides Albony Amaral e Giselle Pereira de Souza. Catequizandos fizeram uma breve encenação das diferentes realidades vividas pelas famílias que se inscrevem para a IVC.

De forma descontraída, Jean falou da família e lembrou dos tempos de infância. Falou da vida de antes e a de agora, sobre as mudanças com o tempo e quanto é preciso ser resgatado e repassado aos filhos a velha infância. Que mesmo com o tempo corrido de hoje, é preciso dar atenção a eles, pois o mundo está sempre disposto a fazer isto. Testemunhou sobre família e do bom exemplo que teve dentro de casa através de sua mãe, que ficou viúva muito cedo, sem deixar de conduzir os filhos pelo caminho do Senhor. Concluiu com uma oração sobre a vida em família e refletiu sobre a oportunidade que damos a Deus para que Ele nos fortaleça em nosso meio familiar.

Após, Pe. Alcides falou sobre a mudança da catequese tradicional para a IVC e quais foram os motivos destas mudanças. Que a Igreja busca um maior engajamento dos pais e familiares junto a vida da criança e desta forma corrigir as dificuldades enfrentadas em casa e na formação espiritual dos fiéis.

Em seguida todos participaram de um saboroso café colonial.

Ao retornarem assistiram uma apresentação, com ela puderam conhecer melhor o Grupo de Casais Aliança, que esteve incansavelmente, com muito amor, a serviço durante todo o dia na produção do café.

Para finalizar a Giselle, Coordenadora Paroquial da Catequese, apresentou e explicou o cronograma da IVC nos próximos 5 anos, período em que ocorre a 1ª Eucaristia, Mistagogia e Crisma. E o catequista Leonardo Schmidt conduziu uma oração.

Os familiares devem participar de outros encontros e são convidados a experimentarem junto com a criança ou o jovem cada fase deste itinerário, cada degrau alcançado, celebrar os ritos e aprofundar constantemente o conhecimento da liturgia, da doutrina e da fé da Igreja. Desta forma fazer sua própria experiência com Deus. O encontro finalizou às 18h, com a celebração da Santa Missa.

Colaboração de conteúdo: Ricardo Dias, Paulo Elias de Souza, Laércio Esteves, Carlos Augusto dos Anjos, Sidnéia Agostinho.