Lideranças se reúnem em Assembleia Paroquial de Pastoral

No sábado, 26 de novembro, a partir das 13h30, as lideranças da Paróquia Santo Antônio se reuniram para a Assembleia Paroquial de Pastoral do ano de 2022. Liderada pelo pároco, Pe. Revelino Seidler, estavam também presentes o vigário paroquial Pe. Neri José Hoffmann e o Diácono José Fernandes, Diácono Djalma Lemes justificou a ausência. O evento contou com a coordenação dos trabalhos pelo Conselho Paroquial de Pastoral, a participação dos Conselhos das Comunidades de Campinas e do Kobrasol e dos coordenadores e vice coordenadores dos movimentos, grupos, pastorais, associações e organismos, somando um total de 45 participantes, sendo que alguns coordenadores justificaram a sua ausência e encaminharam representantes e outros justificaram, mas não conseguiram encaminhar representantes.

A Assembleia começou com a saudação do pároco a todos e na sequência foi feita a apresentação da programação. A seguir foi explanada a natureza e as atribuições da assembleia, bem como a memória da última assembleia, pela coordenadora do CPP.

Seguindo a programação proposta, Pe. Revelino conduziu a celebração inicial, com oração, cantos, leitura da Palavra e preces. Foi rezada uma dezena do Santo Terço pelas vocações, concluindo esta parte com a “Oração do Ano Vocacional” e um canto mariano. Nesta celebração foi destacado que vivemos um tempo desafiador, mas também repleto de graças e oportunidades, pois estamos realizando o Sínodo “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, e no último domingo, iniciamos o 3º Ano Vocacional do Brasil, com o tema: Vocação: Graça e Missão. E o lema: Corações ardentes, pés a caminho. (Lc 24, 32-34). Nosso desejo é caminhar juntos e construir o Reino de Deus.

A seguir aconteceu um momento formativo, com o seminarista Alexandre, que apresentou e explicou a temática do 3º Ano Vocacional no Brasil, bem como a escolha do tema e do lema. Ao final de sua explanação, apresentou propostas de como vivenciar o ano vocacional. Pe. Revelino destacou que em 2023, teremos a ordenação diaconal do nosso amigo Robson José da Silva.

Logo após, deu-se início a avaliação da caminhada. Considerando a caminhada pastoral e as diversas atividades realizadas ao longo do ano (Campanha da Fraternidade, Processo de Escuta para o Sínodo, Cerco de Jericó, Formação Catequética, Escola Bíblica, Reuniões dos Conselhos, Formação Litúrgica), e também as atividades específicas dos grupos, os coordenadores foram chamados a apresentar: o que foi bom, o que poderia ter sido melhor, bem como apontar sugestões para o próximo ano. Momento rico, de reflexão sobre o processo em andamento e ver em que precisamos crescer.

Na sequência, foi tratado o 14º Plano Arquidiocesano de Pastoral, sendo a primeira etapa do mesmo: VER, que é um olhar sobre a nossa realidade a partir dos pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (pilar da Palavra, pilar do Pão, pilar da Caridade e pilar da Ação Missionária). Considerando que no pilar da Palavra temos duas urgências: Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica, no pilar do Pão uma urgência: Liturgia e Espiritualidade, no pilar da Caridade uma urgência: Serviço à Vida Plena e no pilar da Ação Missionária uma urgência: Estado permanente de missão. Os grupos, movimentos, pastorais, associações e organismos da Paróquia Santo Antônio, observaram as informações já contidas no documento encaminhado pela Coordenação de Pastoral, desta primeira fase, sendo que as informações ali mapeadas foram extraídas do Processo de Escuta para o Sínodo 2023, e apontaram as complementações que foram apresentadas para todos.

Seguindo, a arquiteta Mariana, apresentou o “Projeto do Cinerário”, que será construído no espaço que existe embaixo da torre do Santo Antônio na Igreja Matriz. Com imagens e explicações, foi possível visualizar como será este local apropriado, bem estruturado, bonito e que seguirá todas as normativas da legislação. Houve aprovação da construção do mesmo pelos participantes da Assembleia. A seguir foi feita a prestação de contas das comunidades de Campinas e do Kobrasol de jan. a out/2022, pelos administradores econômicos. Ainda foram relatados os projetos em andamento nas comunidades.

Antes do último item da pauta, Pe. Revelino informou sobre a mudança de secretária em Campinas, agradeceu o serviço prestado pela Susana ao longo do período que ali passou, bem como apresentou Natália, a nova secretária. Ambas receberam felicitações de todos com uma calorosa salva de palmas e cada uma ganhou um presente em nome da paróquia.

O último item da pauta foi a organização e o planejamento para o ano de 2023. Sobre o planejamento foi disponibilizado um calendário contendo as principais datas da Paróquia para 2023, que devem ser observadas para que os grupos a partir deste cronograma façam as suas agendas pastorais.

Num clima de confraternização foi servido um delicioso lanche logo após às 17h. A Assembleia Paroquial de Pastoral foi concluída com a celebração eucarística das 18h.

Colaboração de conteúdo: Leandro Albano Belmont, Juliana Martins Fermino e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.