Lideranças se reúnem em Assembleia Paroquial

No dia 27/11 (sábado), a partir das 13h30, as lideranças da Paróquia Santo Antônio se reuniram para a Assembleia Paroquial de Pastoral do ano de 2021. Liderada pelo pároco, Pe. Revelino Seidler, estavam também presentes o vigário paroquial, Pe. Neri José Hoffmann e os diáconos: Djalma Lemes, José Fernandes e Neri Cândido da Silva. O momento contou com a coordenação dos trabalhos pelo Conselho Paroquial de Pastoral, a participação dos Conselhos das Comunidades de Campinas e do Kobrasol e dos coordenadores e vice-coordenadores dos movimentos, grupos, pastorais, associações e organismos, somando um total de 61 participantes. Pe. Revelino lembrou do Diácono José Coelho, que está afastado por motivos de saúde em uma casa de tratamento, lembrou também de todas as pessoas que já serviram as comunidades e manifestou gratidão.

A Assembleia começou com a saudação do pároco a todos(as) e na sequência foi feita uma celebração inicial, com oração, cantos, leitura da Palavra, preces, oração do Pai Nosso e à Sagrada Família, concluindo esta parte com o canto “Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar”. Nesta celebração foi destacado que vivemos um tempo desafiador, mas também repleto de graças, estamos celebrando o ano de São José, o Ano Amoris Laetitia e desde outubro, vivenciando a primeira fase do Sínodo 2023 “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão.”

Seguindo a pauta que foi aprovada por todos os presentes, foi realizada a leitura da Ata da Assembleia do ano de 2020. Logo após, deu-se início ao trabalho de avaliação, com o objetivo de avaliar a caminhada pastoral no ano corrente, verificar os frutos e as conquistas na ação pastoral, fracassos, omissões e erros, observar em que aspectos precisamos crescer para responder aos desafios pastorais de nosso tempo e analisar em nível paroquial o que podemos fazer para sermos uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. Para esta avaliação foram feitos 5 grupos de reflexão, que se reuniram em ambientes separados, com tempo estipulado e puderam discutir as questões propostas, e depois, um representante de cada grupo apresentou as respostas na plenária da Assembleia.

Na sequência da Assembleia foi tratado o processo de escuta do Sínodo 2023, momento este que alguns coordenadores puderam apresentar de que maneira estão realizando este processo em seus grupos, para responder a interrogação fundamental: Como se realiza hoje, em diferentes níveis (do local ao universal) aquele “caminhar juntos” que permite à Igreja anunciar o Evangelho, em conformidade com a missão que lhe foi confiada; e que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal?

Ressaltou-se que este é um trabalho de escuta contínua até o final de abril de 2022, bem como foram disponibilizados mais materiais para as lideranças realizarem este processo nos seus grupos e também fazer o processo de escuta com aqueles fiéis que estão fora da caminhada pastoral, sendo este um compromisso assumido por todas as lideranças.

Seguindo a pauta, foi feita a prestação de contas das comunidades de Campinas e do Kobrasol de janeiro a outubro de 2021, bem como a previsão orçamentária para o ano de 2022. Destacou-se também a possibilidade de investimentos que visam a redução de custos, como o de energia elétrica. Que foi aprovado pela maioria.

O último item da pauta foi a organização e o planejamento para o ano de 2022. No que diz respeito à organização, houve a manifestação da Assembleia e dos representantes dos Conselhos das Comunidades de Campinas e do Kobrasol e do Conselho Paroquial de Pastoral para o biênio de 2022 a 2024. Bem como, foram apresentados os novos coordenadores das pastorais, movimentos, serviços e organismos que fizeram a mudança de coordenação. Por fim, sobre o planejamento, foi disponibilizado um calendário contendo as principais datas da paróquia para 2022, que devem ser observadas para que os grupos, a partir deste cronograma, façam as suas agendas pastorais. Num clima de confraternização foi servido um delicioso lanche logo após às 17h.

A Assembleia Paroquial de Pastoral foi concluída com a celebração eucarística das 18h, momento este, em que todos os coordenadores dos grupos foram chamados à frente do presbitério, receberam uma vela com a logo do Sínodo 2023. Pe. Revelino abençoou a todos(as) e fez o pedido de que esta vela ilumine os encontros de cada pastoral ao longo dos anos 2022/2023, e que à luz do Espírito, procuremos caminhar juntos. Logo após, fez o envio das lideranças e manifestou agradecimento pela disposição no serviço de evangelização.

Colaboração de conteúdo: Juliana Martins Fermino, Suzi Mary Hamilka Ipiranga, Giselle Cristina Pereira de Souza e Paulo Elias de Souza.