Lucernário é celebrado na primeira terça-feira de agosto

No dia 2 de agosto tivemos a oportunidade de vivenciar uma experiência diferente e muito bela, que se chama LUCERNÁRIO.

Mas o que significa esta celebração?

Lucernário é um rito de várias culturas e religiões e, em particular, do Judaísmo, sobretudo na entrada do Sabath e das grandes festas. Consiste em acender as luzes, ritualmente, ao cair da tarde. Em latim, dizia-se lucernare (de lucerna, lâmpada). Os cristãos celebraram-no desde os princípios do século III. O nome “Lucernário” faz alusão evidente às luzes que se acendiam ao findar o dia. Este rito tem a luz como centro. Os fiéis se reuniam nas igrejas para juntos fazerem a oração da noite do povo de Deus, agradecer os benefícios recebidos durante o dia e suplicar a proteção de Deus durante a noite que se iniciava.

Em nossa Paróquia o Lucernário acontece toda a primeira terça-feira do mês, às 21h, onde rezamos o Ofício Divino ou Liturgia das Horas, na presença do próprio Jesus, exposto no Santíssimo Sacramento. Todos os fiéis são convidados a participar.

Nesta celebração podemos observar duas ricas simbologias: a luz das velas que os fiéis acendem a partir do Círio Pascal, nos lembrando da vela que foi acesa no dia do nosso Batismo, quando nos tornamos membros do Corpo de Cristo, isto é, a Igreja; e o incenso, que simboliza nossas orações entregues a Deus através do Sacerdote ou do Diácono: “Que minha prece feita a ti, se eleve como incenso, minhas mãos como a oferta vespertina.” Neste momento somos convidados a elevar ao Senhor uma prece de louvor e gratidão, através dos cânticos dos salmos, das orações comunitárias. Aproveitemos para apresentar nossas orações particulares, de súplica e de agradecimento.

É sempre muito bom estar na presença de Jesus!