Lucernário é celebrado na primeira terça-feira de outubro

Na terça-feira, dia 04, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Campinas, foi realizada a Celebração do Lucernário, conduzida pelo pároco, Pe. Revelino Seidler.

Mas o que significa esta celebração?

Lucernário é um rito de várias culturas e religiões e, em particular, do Judaísmo, sobretudo na entrada do Sabath e das grandes festas. Consiste em acender as luzes, ritualmente, ao cair da tarde. Em latim, dizia-se lucernare, de lucerna, lâmpada. Os cristãos celebraram-no desde os princípios do Século III. O nome “Lucernário” faz alusão evidente às luzes que se acendiam ao findar o dia.

Este rito tem a luz como centro, em que a comunidade se reúne para a oração da noite, agradecendo pelos benefícios recebidos durante o dia e para suplicar a proteção de Deus durante a noite que se iniciava.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina para sempre!