Com o lema “Eis-me aqui, faça-se!”, os seminaristas Eduardo Cardozo de Senna e Jair José Pereira foram ordenados diáconos na manhã do sábado, 16 de desezembro, na Igreja Matriz da Paróquia São Joaquim, em Garopaba, região sul da Arquidiocese. Eduardo é “filho de nossa paróquia” como assim costumamos falar.
Fiéis de diversas partes da Arquidiocese, que acompanharam a trajetória vocacional dos novos diáconos, além de familiares, estiveram presentes.
A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, concelebrada pelo Bispo Auxiliar Emérito, Dom Vito Schlickmann e por diversos padres. Contou também com a presença de diáconos e dos seminaristas da Arquidiocese.
Na homilia, Dom Wilson afirmou que a vocação é um chamado próprio. “O diácono é alguém que é chamado a abençoar as pessoas, que está ao serviço da caridade, da ajuda ao necessitado. A ajuda pode ser no sentido de amizade, de dar um conselho. Eduardo e Jair se colocam à serviço da santificação das pessoas da comunidade”, disse o Arcebispo.
“Esse momento é de alegria, até porque o caminho vocacional é longo, de espera e, também, de esperança. Fico muito feliz da nossa ordenação ter sido realizada no Advento, que também é esse tempo de espera e de esperança e se concretizou, porque a espera jamais pode matar a nossa esperança”, explicou Eduardo. Ele prosseguiu, ao destacar que “durante a ordenação pude sentir a presença de Jesus, que é o exemplo do serviço, já que o diaconato tem como palavra-chave, o serviço. Então, nos colocamos à serviço da Igreja e do povo de Deus com essa alegria, com esse olhar fixo no grande modelo de serviço, o servo de Deus, que é o próprio Jesus. Também tendo como modelo e espelho Maria, uma vez que nosso lema foi ‘Eis-me aqui, faça-se’. Nossa Senhora também é esse modelo de serviço e se colocou nas mãos de Deus para que o projeto Dele fosse cumprido”.
Após a homilia prosseguiu o Rito de Ordenação Diaconal, marcado pelo forte momento da imposição de mãos e a Ladainha dos Santos, onde os Neo-Diáconos se prostram diante do altar, em total rendição à Deus.
“Queremos agradecer, louvar e bendizer a Deus, pela graça recebida. Louvar e agradecer a Deus pelos nossos familiares, meus pais que já se encontram no paraíso e o pai do Dudu, e a todos vocês, queridos irmãos e irmãs, parentes e amigos. Louvar e bendizer a Deus pelos nossos benfeitores que nos ajudaram, contribuíram com a nossa formação, seja material e espiritualmente. Louvar e agradecer a Deus pelos nossos padrinhos de ordenação aqui presentes. Louvar e agradecer a Deus pelo nosso clero, pelo dom da vida, a todos vocês. Louvar a Deus pelas vocações sacerdotais e religiosas”, finalizou o Diácono Jair, que chamou todos os seminaristas no altar.
Antes da celebração concluir, Dom Wilson motivou uma dezena do Terço pelas vocações e abordou o projeto vocacional em parceria com os três estados do sul, “Cada comunidade, uma nova vocação”.
Fotos: Joel José Schvambach
Fonte: Arquidiocese de Florianópolis.
Leia também:
Tríduo em preparação para a Ordenação Diaconal de Eduardo Senna e Jair Pereira
Seminaristas da paróquia recebem o Ministério do Acolitato e Leitorato