Orientações para funcionamento das igrejas da Paróquia Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio
Campinas – São José, SC

Considerando as normativas de funcionamento de igrejas, templos religiosos, e afins, a partir do dia 20 de abril de 2020, publicadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina – Secretaria de Estado da Saúde pela Portaria SES nº 254 de 20/04/2020 e as Orientações do Arcebispo para os católicos da Arquidiocese de Florianópolis, após ouvir os responsáveis pelos Conselhos Pastorais da Paróquia Santo Antônio de Campinas, informamos que:

1. Devem ser cumpridas com rigor todas as orientações advindas das autoridades responsáveis pela saúde pública nos mais diversos níveis: Federal, Estadual e Municipal.

2. Continua em vigência o que foi determinado no Decreto Arquidiocesano Prot. Nº 099/20 L. 23, de 17 de março de 2020, a saber: todos os fiéis estão dispensados da obrigação de participar das Missas dominicais e dos demais dias de preceito, de acordo com o previsto no Cân. 1247 do Código de Direito Canônico.

3. Todos os que pertencem ao grupo de risco, como idosos (acima de 60 anos), hipertensos, diabéticos, imunodeprimidos e gestantes, devem – na medida do possível – permanecer em casa.

4. Não poderão participar das missas e outras celebrações quem apresentar sintomas de resfriado/gripe.

5. Deverá ser rigorosamente respeitada a lotação máxima de 30% da capacidade da igreja, ou seja, na igreja de Campinas e do Kobrasol aproximadamente 130 pessoas em cada celebração.

6. Os assentos estarão marcados para os fiéis sentarem, respeitando a distância de 1,5 metros.

7. Somente as pessoas com máscaras poderão adentrar na igreja e deverão fazer a higienização das mãos com álcool gel 70%.

8. As missas serão celebradas nos seguintes dias e horários:
– sábados – 18h (Campinas); 19h30 (Kobrasol);
– domingos – 08h (Campinas); 10h (Kobrasol); 18h (Kobrasol) e 20h (Campinas).
A missa de domingo as 20h na igreja matriz de Campinas será transmitida via internet, seguindo as recomendações do Art. 4 Portaria/SES Nº 254. As missas durante a semana continuam suspensas.

9. Para a comunhão eucarística tanto o ministro (sacerdote, diácono ou leigo) quanto os fiéis deverão higienizar as mãos com álcool em gel 70% antes da distribuição.

10. Quanto às demais atividades religiosas:

a) as secretarias estarão funcionando nos seguintes dias e horários: Campinas – terça a sexta feira, das 08h às 12 e das 14h às 18h; sábados das 08h às 12h. Kobrasol – terça a sexta feira, das 13h30 às 17h30, e sábados das 08h às 12h, seguindo as normas estabelecidas pela autoridade sanitária.

b) o atendimento individual da confissão, será realizado mediante agendamento do horário, respeitando a distância física recomendada e demais medidas de segurança;

c) o Sacramento do Batismo, será celebrado somente em caso de emergência;

d) quanto ao Sacramento do Matrimônio, será tratado com os noivos a conveniência da sua celebração pública, observando as medidas estabelecidas pela Portaria/SES Nº 254;

e) quanto às manifestações da piedade popular, ficam suspensas as procissões e outras devoções públicas externas (fora do templo);

f) quanto às Celebrações de Exéquias, tenha-se a prudência necessária para evitar aglomeração de pessoas, observando-se as normas prescritas pelas autoridades sanitárias;

g) todos os encontros presenciais da ação evangelizadora e pastoral da nossa Arquidiocese (inclusive a Catequese) continuam suspensos, podendo, na medida do possível, ser realizados de modo remoto, pelas plataformas digitais de videoconferências ou similares;

h) recomenda-se, vivamente, nesse tempo, a oração pessoal e em família

Estas orientações valem enquanto não for decidido em contrário pelas autoridades competentes.

Deus abençoe, proteja e recompense a todos!

Pe. Revelino Seidler
Pároco