Paróquia celebra com devoção a Festa do Senhor Bom Jesus e São Cristóvão

No período de 03 a 12 de setembro, a paróquia viveu intensamente a programação da Festa do Senhor Bom Jesus e São Cristóvão.

Entre os dias 03 e 11, aconteceu a novena de preparação para a festa de Bom Jesus e São Cristóvão, durante as celebrações na Igreja Matriz. Cada dia teve sua intenção especial e cada casal festeiro levou nos dias específicos as imagens do Senhor Bom Jesus e São Cristóvão para suas casas, a fim de rezarem pela festa, por suas famílias e por toda a comunidade paroquial.

Nos dias 10 e 11, ocorreu a venda das deliciosas cucas, tranças e bolos, encomendadas com antecedência ao longo da semana na secretaria paroquial de Campinas. Ainda no dia 11, à noite, houve a retirada de um delicioso jantar, também previamente encomendado.

Domingo (12) foi o grande dia festivo, iniciado com a tradicional carreata que saiu do Centro Histórico de São José, às 9h. À frente, o carro ornamentado com a imagem de São Cristóvão, era seguido de vários carros e caminhões e o carro de som, num clima de muita alegria e devoção. Ao chegarem na Igreja Matriz de Campinas, o pároco, Pe. Revelino Seidler e o Diácono Neri Cândido da Silva, deram a benção nos veículos e motoristas.

Às 10:00 horas, aconteceu a Missa Festiva em honra ao Senhor Bom Jesus e São Cristóvão, que contou com a presença dos festeiros, seus parentes e amigos e também da comunidade paroquial. Logo no comentário inicial destacou-se que a devoção ao Senhor Bom Jesus é voltada ao Mistério da Paixão e morte de Nosso Senhor. A imagem refere-se à passagem do Evangelho em que Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado. E São Cristóvão é o santo padroeiro dos motoristas e viajantes, muito popular entre os caminhoneiros.

A celebração eucarística, presidida pelo pároco, foi marcada por grande júbilo e louvor, momento em que renderam-se graças pelos festeiros e festeiras, pela comunidade paroquial e por todos aqueles que de uma maneira ou de outra colaboraram com a realização da festa. Louvores e agradecimentos foram dirigidos ao Senhor Bom Jesus, por conceder a oportunidade dos presentes participarem deste momento, apesar do tempo diferente em que se está vivendo.

Após a acolhida inicial houve a entrada da imagem de São Cristóvão, que ao lado do altar juntou-se a imagem do Senhor Bom Jesus. Na liturgia do dia os fieis foram convidados a contemplar que, mesmo diante das dificuldades ou provações, a fé e confiança no Senhor, os fortalece e lhes dá força para enfrentarem tudo, com a confiança de que Ele caminha com seu povo e os defende de todo mal. Após a comunhão ocorreu a passagem dos festeiros de 2021 para o ano de 2022, quando os mesmos foram chamados para virem à frente do presbitério para receberem uma singela lembrança.

Ao finalizar a celebração, Pe. Revelino expressou o agradecimento a todos os festeiros, pela participação na novena e em todas as atividades. Também agradeceu aos conselhos, a administração econômica, a todas as pastorais, grupos, movimentos e associações, por todo o serviço prestado para a realização da festa, bem como manifestou gratidão a toda comunidade paroquial. Depois da missa houve a venda de um saboroso almoço festivo, a partir das 11:00 horas, também com encomendas já realizadas previamente ao longo da semana.

Que a exemplo de São Cristóvão aprendamos a carregar Cristo, todos os dias em nossos corações, para que um dia possamos honrar o Senhor Bom Jesus no Céu. Seguem registros que expressam a devoção, a alegria, o louvor e a gratidão a Deus, que marcaram a Festa de Bom Jesus e São Cristóvão.

Colaboração de conteúdo: Paulo Elias de Souza e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.